Coluna da Clarice Lispector #01
Por: Davy Arnaud
Música: Tem o poder de te desconectar do mundo dos problemas, para criar seu próprio mundo cheio de aventura, fartura e alegria. Imagine o mundo com tudo que você gosta e deseja, com tudo que te faz bem, com paz e beleza, é simplesmente o paraíso passando por seus ouvidos.
Acredito que todos já tenham visto: Song: On World: Offline
A música é uma arte que todos deviam apreciar e amar, muitas das vezes, com toda certeza, ela quem me tira de toda tristeza.
Quando a adrenalina sobe, a nostalgia explode, arrepios pelo corpo e lágrimas pelo rosto, sua mente cria pausas com o acompanhamento da batida musical, você se sente criando dentro da mente, sua própria espiral.
Revela sentimentos por fora e por dentro…
Você sente aquele aperto no peito, quando a letra da música descreve o que você está vivendo. Nesse momento tão difícil, a música serve de entretenimento. É acessível a todos!
Toda vez que ficamos tristes escutamos músicas em inglês que muitas das vezes não fazemos ideia do que diz e isso algumas vezes é ótimo, pois nos anima. Em outros momentos é pior, me
faz chorar ainda mais ,a música pode ter vários significados de acordo com o que você está sentindo.
A vida sem música seria um erro, a música para mim é o tipo de arte mais linda do mundo, um veículo que une todas as
pessoas, de todos os tipos, não há lugar para preconceito ou machismo, somos todos iguais, e podemos usar ela para curar o mundo, fazendo dele um lugar melhor para toda a humanidade,
transmitindo amor e compaixão.
O poder desse som é muito grande e quero que todos usem isso como quiserem. Escutem o que quiserem, contanto que seja agradável a seus ouvidos, internacional ou nacional, pop ou eletrônica, gospel ou sertanejo, só não aumente tanto o som para que não quebre o espelho. Quando estiver estressado pegue uma caixa de som, vá para um lugar sossegado, um horizonte que te atrai, e fique lá até o sol nascer. Deixar o sereno baixar e os raios aquecem você, relaxe e se acalme ao som de uma música, uma vibe inexplicável, faça isso sempre que querer e poder. Ela é uma forma de arte que se constitui na combinação de vários sons e ritmos, seguindo uma pré-organização ao longo do tempo, um verdadeiro desenvolvimento de talento, há indícios de que desde a pré-história já se produzia música, provavelmente como consequência da observação dos sons da natureza, cerca do ano de 60.000 a.C. existe o vestígio de uma flauta de osso e de 3.000 a.C. a presença de liras e harpas na Mesopotâmia.
E depois de tudo isso, quem diria que a música iria evoluir tanto e ser um meio de inspiração, descanso, paz, e união. Pra mim música é tudo, sem ela , minha mente e meus pensamentos seriam totalmente diferentes e hoje eu vejo o quão longe ela me fez chegar e evoluir, só tenho a agradecer o poder do som, da inspiração, do desenvolvimento e imaginação!
Com a música crio filmes em minha mente e vou dizer: – é algo espetacular, legendário e totalmente imaginário, nunca deixarei de ouvir música e nesse momento de pandemia, ela está servindo muito como forma de entretenimento e animação, está me fortalecendo para não desistir e isso vou levar comigo a vida toda.
Então se você passa por alguma dificuldade, se distraía com música, por experiência própria eu digo “ajuda, faz a diferença, é bom”. Espero que eu tenha habitado essa ideia em você, que
você a use por toda sua vida e leve o nome da música ao infinito, que toda paz e força e esperança, através da música, esteja contigo!
Então nunca abandone a música, ela não irá te abandonar também!
*Minutos & Sabedoria é escrita por Davy Arnaud, editor do Jornal Clarice Lispector, do 1° Ano, da Escola Estadual Januário Sylvio Pezzotti e é participante da Rede Camões de jornais escolares.
O projeto tem fins pedagógicos e é realizado por alunos da rede estadual de ensino dentro das atividades de língua portuguesa. Visite o site.