Serviço pode ser acionado pela linha 192. Além de Rio Claro, serviço atende Corumbataí, Analândia, Itirapina, Ipeúna e Santa Gertrudes.
O Samu Regional Rio Claro chega a cerca de 180 mil atendimentos. Em 10 anos de funcionamento, se tornou uma das principais referências do município na área de urgência médica.
“O Samu é uma ferramenta indispensável para a rede de saúde pública do município. Agradecemos a dedicação e o empenho dos profissionais que atuam ou já passaram por esse serviço que salva muitas vidas”, destaca o prefeito Gustavo Perissinotto.
Com bases localizadas na Vila Martins, entre as regiões norte e nordeste, e no Bairro do Estádio, na região sul, o serviço é prestado 24 horas com médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas, em uma estrutura com 50 profissionais somente em Rio Claro. Além disso, estão agregados ao Samu Regional os municípios de Corumbataí, Analândia, Itirapina, Ipeúna e Santa Gertrudes. Somando todas as unidades, são 86 funcionários.
“Atualmente o Samu realiza média mensal de 1100 atendimentos”, esclarece a Secretária Municipal de Saúde, Giulia Puttomatti, reforçando a importância do serviço e informando que a maior parte das solicitações está relacionada a causas cardiovasculares.
Em âmbito regional, o Samu agrega sete viaturas, seis para suporte básico e um de suporte avançado. Em Rio Claro ficam três viaturas e as demais atendem as cidades da região.
Para acionar o Samu basta ligar para a linha 192. “O serviço deve ser chamado em caso de vítimas inconscientes, crises convulsivas, pessoas com dor no peito, acidentes com arma branca e de fogo, quedas, choque elétrico, intoxicações, queimaduras graves, trabalho de parto e acidentes de trânsito”, orienta Tatiana Zanóbio, responsável pelo Samu Regional.
Funcionária do serviço desde o início, Tatiana ressalta seu orgulho em fazer parte desse trabalho ao longo desses dez anos. “É uma grande realização profissional, principalmente por estar aqui desde o princípio e, agora, coordenar essa competente equipe”, finaliza.