Cidade soma 9.862 contaminações em toda a pandemia, sendo que 1.724 (17,5%) ocorreram em janeiro.
Porto Ferreira (SP) registrou três mortes por Covid-19 neste domingo, entre elas a de um paciente que aguardava por vaga em UTI de outra cidade, segundo a prefeitura.
Os pacientes que vieram a óbito foram:
homem de 80 anos, com comorbidades, que aguardava vaga na UTI via Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde);
mulher de 90 anos, com comorbidades, que estava internada em enfermaria;
homem de 85 anos, com comorbidades, que estava internado em UTI de outro município.
A Secretaria Estadual de São Paulo informou que a Cross passou a auxiliar imediatamente no caso do paciente que precisava de leito de UTI após recebimento da solicitação. Contudo, o serviço de origem comunicou neste domingo o óbito do paciente, que apresentava histórico de comorbidades.
A secretaria ressaltou que o deslocamento de pacientes a outros serviços de saúde requer quadro clínico favorável, com base em avaliação médica, e portanto não depende somente da disponibilidade de vagas. Cabe ao serviço de origem atualizar constantemente o quadro clínico do paciente e mantê-lo estável e livre de infecções para que, desta forma, a locomoção seja feita com segurança.
Porto Ferreira registrou 4 mortes em três dias. Na sexta-feira (14), houve o óbito de uma mulher de 90 anos. É o maior número dos últimos cinco meses (veja gráfico abaixo).
Não foram registrados novos casos neste domingo. A cidade acumula 9.862 contaminações em toda a pandemia, sendo que 1.724 (17,5%) ocorreram em janeiro.
Atualmente, há oito pessoas internadas com Covid-19, sendo quatro em enfermaria e quatro em UTI. Há 1,3 mil pessoas em isolamento domiciliar.
Fonte: g1 São Carlos/Araraquara