Anuncie aqui

Máscara e responsabilidade

Por Luiz Carlos Motta*

Governos estaduais e prefeituras estão liberando o uso de máscaras protetivas à Covid-19. Isso é preocupante, principalmente para as categorias profissionais que trabalham diretamente com o público como motoristas de ônibus, de aplicativos, entregadores, práticos de farmácia e comerciários, em geral. Estes representam a maior categoria de trabalhadores urbanos do País: 12 milhões de profissionais. Eles estão na linha de frente do atendimento, continuam expostos à contaminação do Coronavírus porque lidam diariamente com os clientes, manuseiam mercadorias, dinheiro e cartões de crédito.

A pandemia não acabou

A Organização das Nações Unidas (ONU) e seu braço da saúde, a Organização Mundial da Saúde (OMS), continuam recomendando o uso de máscaras e alertam: a pandemia não acabou.

Anuncie aqui

Veja o que disse o diretor geral da OMS, Tedros Ghebreyesus: “Apandemia está longe do fim, embora os casos e as mortes globais estejam decrescendo e vários países tenham diminuído as restrições. A crise não terminará em nenhum lugar até que termine em todos”.

Se você prezado(a) leitor(a) ainda precisa de argumentos para tomar as doses (inclusive de reforço) das vacinas contra a Covid-19 e continuar usando a máscara, seguem alguns deles, selecionados dos sites das renomadas instituições Instituto Butantã e OMS.

Informações que valem vidas

 Há pelo menos três milhões de pessoas no mundo sem acesso a vacinas contra a Covid-19. Elas podem contrair o vírus e desenvolver a forma mais grave da doença, que envolve internação em UTIs com aumento do risco de morte. No Brasil, 30 por cento dos brasileiros ainda não se vacinaram completamente e estão expostos.

 Várias pesquisas apontam que a alta proteção contra casos graves de Covid-19, conferida pelas vacinas, ocorre somente com esquema vacinal completo. No entanto, no Brasil, além dos milhões de pessoas que ainda não se vacinaram, há outros milhões que não tomaram a dose de reforço.

 Apesar de os casos de Covid-19 estarem em declínio no mundo, o avanço das novas variantes mostrou que cada mutação do Coronavírus é ainda mais transmissível do que a anterior, aumentando de forma assustadora o número de infectados nas últimas ondas registradas em vários países.

 Há um grande número de crianças com mais de cinco anos que ainda não foi totalmente vacinado e a faixa de zero a quatro anos está vulnerável ao vírus, que continua circulando.

 A imprensa registra: em março, 30 milhões de chineses precisaram ficar em confinamento obrigatório. Na Coréia do Sul, os números de vítimas estão subindo. Reino Unido, Itália, França e Alemanha também registram alta no número de novos casos. A Áustria recuou, e voltou a exigir máscaras para locais fechados.

Responsabilidade

A OMS bem como outras instituições sérias, que representam médicos, cientistas e pacientes, têm alertado para a grande responsabilidade da sociedade civil em relação ao combate à pandemia e à divulgação de notícias sobre a necessidade de não relaxar antes da hora. Em sintonia com essas instituições, a CNTC e a Fecomerciários, têm orientado os trabalhadores a completar o ciclo vacinal, continuar usando máscaras, manter o hábito de higienizar as mãos e evitar aglomerações. Cuide da sua saúde, proteja a sua família. A saúde é o nosso bem maior!

Colaborador: Luiz Carlos Motta; presidente da Fecomerciários e da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC). É Deputado Federal (PL/SP)

Anuncie aqui

Mais artigos do autor

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Curta nossa página no Facebook

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Outros artigos

Antecipar o FGTS: quando vale a pena?

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito trabalhista inalienável, presente na vida de todos os trabalhadores com carteira assinada....

Fraudes com cartões de crédito e a tendência nos tribunais

O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking das fraudes envolvendo cartões de crédito, somente perdendo para o México. Na sequência vem os EUA,...

Turismo em movimento

Bastidores da Política

Anuncie aqui

Mais notícias

ROCAM prende traficante com mais de 200 porções de drogas em Rio Claro

Durante patrulhamento no bairro Santa Maria, equipe da Polícia Militar flagrou o suspeito, que tentou fugir e resistiu à abordagem. Na tarde de sábado (8),...

CPP conquista decisão judicial que restabelece remuneração integral de professores da PEI

Tribunal de Justiça determina que docentes voltem a receber o valor global anterior à mudança de cálculo feita em 2022. O Centro do Professorado Paulista...