Objetivo é garantir a qualidade da água distribuída à população da cidade. Atividades ocorrerão entre junho e dezembro deste ano.
Garantir a qualidade da água que é distribuída aos moradores de Santa Gertrudes é um dos compromissos da BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto da cidade. Por isso, a empresa executa diversas ações na cidade, dentre elas, a limpeza preventiva dos reservatórios de água tratada que abastecem à população.
Para a execução desse trabalho, a BRK elaborou um cronograma, com previsão de início das atividades para o mês de junho e a finalização em dezembro.
Além de garantir a qualidade da água, tais intervenções buscam garantir que as estruturas dessas unidades estejam em boas condições de operação. Isso é feito por intermédio de inspeções realizadas por especialistas, que atestarão, por meio de laudos técnicos, as condições tanto externas como internas nessas unidades. A ação garante a segurança nas operações, tanto para os funcionários da concessionária quanto para a população gertrudense, que recebe água desses reservatórios espalhados pela cidade.
No total, serão cinco reservatórios que vão passar pela limpeza, beneficiando 100% da população. São eles: dois reservatórios do Jequitibás, reservatório Vigorelli, reservatório Bom Sucesso e reservatório de 700m³ da Estação de Tratamento de Água (ETA).
A lavagem preventiva é feita com caminhões de hidrojateamento que garantem a realização do trabalho com maior agilidade e eficiência. Ao final, é realizado o processo de desinfecção do reservatório com hipoclorito. No total, de seis a oito pessoas participam do processo de limpeza de cada reservatório e que dura, em média, 3 horas.
Oscilação no abastecimento de água
Como é necessário esvaziar os reservatórios para realizar a limpeza, durante a execução desse serviço os moradores podem ter oscilação no abastecimento de água. Desta forma, para minimizar os impactos ao abastecimento, a concessionária deve realizar tais intervenções no período noturno, onde o consumo de água é menor. Porém, a concessionária irá comunicar com antecedência.
Lavagem caixa d’água
Assim como a concessionária lava os reservatórios para manter a qualidade da água distribuída à população, é importante que os clientes também façam a limpeza periódica, de seis em seis meses, de seus reservatórios individuais, ou seja, de suas caixas d’água. Isso é importante também para garantir a qualidade de água consumida nas residências.
No site da concessionária, a população encontra um passo a passo detalhado de como realizar essa limpeza, confira em https://blog.brkambiental.com.br/limpeza-caixa-dagua/
Lembrando que, após o término da limpeza, é importante deixar a caixa fechada para evitar o mosquito da dengue e também a entrada de sujeira, pequenos animais e insetos.