Uma das festas mais aguardas nesses dois anos de pandemia foi a Quermesse da Matriz.
Depois de um jejum de dois anos o público aguarda com grande expectativa a volta da quermesse da Matriz São João Batista que começa neste sábado (4) com a presença do público.
A festa da Matriz que faz parte do calendário de aniversário da cidade de Rio Claro.
Os preparativos começaram há meses como conta Márcia Pimentel, que é uma das voluntárias e faz parte da Comissão Organizadora. “Sou voluntária há 15 anos, ajudo na organização, no marketing e na divulgação. Estou muito feliz com a retomada. Hoje temos muitos motivos para festejar e de agradecer por esse momento. Esperamos que a população venha, prestigie como sempre, pois é uma festa familiar e de muita união”, diz a organizadora.
O Pároco da Igreja Matriz São João Batista Antonio Maciel está na expectativa de vivenciar pela primeira vez o momento com a comunidade. O padre chegou a Rio Claro há dois anos, no começo da pandemia quando tudo precisou ser cancelado. “Estou aguardando esse momento de forma bastante positiva, quero vivenciar este momento com toda a população de Rio Claro, sei que é uma festa grandiosa, bonita e importante para a comunidade, estou muito feliz em fazer parte deste momento”, enfatizou.

A Festa segue até o fim do mês, sempre ocorrendo aos fins de semana. As barracas foram montadas há alguns dias para atender da melhor forma os frequentadores, muitas comidas típicas são preparadas, além de outras atrações. A expectativa é de receber cerca de duas mil pessoas por noite.
Moradores de Rua ajudam na manutenção da praça
Nessa sexta-feira (3), foi realizada uma ação de reinserção social e cidadania, motivada pelo vereador Moisés Marques, que buscou unir as pessoas em situação de rua que estão abrigadas no Núcleo de Apoio a Pessoas em Situação de Rua (Gerenciado pela Secretaria de Desenvolvimento Social), às secretarias municipais. O objetivo: limpeza e revitalização da Praça da Liberdade, local onde será realizada a tradicional quermesse da matriz.
As pessoas em situação de rua que outrora ocupavam as praças de forma errônea, agora são convidadas a contribuir de forma voluntária com a limpeza e organização das praças, essa atitude de cidadania motiva essas pessoas a entenderem o real sentido do espaço público que é para utilização de todos os rio-clarenses.