Objetivo é avaliar a percepção dos organizadores e do público que frequenta sobre tais impactos e a disposição em frequentar e dar preferência a eventos que preocupações ambientais estejam presentes.
Uma pesquisa da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) investiga os impactos ambientais dos resíduos sólidos que são descartados em festas ‘open bar’. Para compor o estudo, um questionário está sendo aplicado de forma online.
O objetivo é avaliar a percepção dos organizadores de eventos dessa natureza e do público que frequenta sobre tais impactos e a disposição em frequentar e dar preferência a eventos em que preocupações ambientais estejam presentes.
Justificativa
De acordo com os pesquisadores, nessas festas são gerados inúmeros resíduos, sólidos, gasosos, vidros, plásticos, dejetos de banheiros químicos, gases liberados por queima de combustíveis, alumínio, entre outros.
“O tema [da pesquisa] surgiu da preocupação dos impactos gerados por eventos open bar em um âmbito geral, algo muito pouco discutido e estudado, ainda com poucos dados sobre o assunto”, justificou o pesquisador Gustavo Pedrino Braga.
O pesquisador ainda disse que um evento que se preocupa ou, minimamente, conhece os impactos gerados por eles e tem responsabilidade em minimizá-los, consegue de algum forma ajudar, além de ajudar o meio ambiente, talvez, impactar o público para levar uma vida mais sustentável.
Braga declarou que já possui dados de diversos eventos open bar realizados entre 2018 a 2022 em distintas cidades do Estado de São Paulo.
Quem pode responder o questionário
Para compor o estudo, está sendo aplicado um questionário, de forma online. Qualquer pessoa acima de 18 anos que seja frequentadora ou organizadora de eventos open bar, pode participar.
O tempo estimado de resposta é de 5 a 7 minutos e a participação do questionário consiste em preenchimento dos respectivos formulários: organizadores e frequentadores.
O tempo estimado de resposta é de 5 a 7 minutos e a participação do questionário consiste em preenchimento dos respectivos formulários: organizadores e frequentadores.
Questionário para organizadores
Questionário para frequentadores
Adequações do setor de eventos
O professor orientador do estudo explicou que o tema do trabalho está relacionado às adequações do setor de eventos ligadas à sustentabilidade preconizadas na legislação brasileira.
“A preocupação e adequação do setor de eventos às questões ambientais é prevista na Lei Geral do Turismo nº 11.771, de 17 de setembro de 2008, no inciso IV do seu artigo 34, declarando que as empresas organizadoras de eventos têm como dever ‘manter, no exercício de suas atividades, estrita obediência aos direitos do consumidor e da legislação ambiental'”, disse o docente Sérgio Henrique Vannucchi Leme de Mattos.
Entretanto, apesar de todos esses pontos, o docente afirmou que estudos indicam que a regulamentação e a fiscalização de eventos por parte dos órgãos ambientais não se dão de maneira muito efetiva.
Fonte: g1 São Carlos/Araraquara