Polícia Civil diz que já ocorreram prisões em flagrante e esclareceu alguns crimes.
Rio Claro (SP) registrou 4 assassinatos em apenas 16 dias do mês de junho. A violência está preocupandos os moradores do município. A prefeitura quer mais guardas municipais e um sistema com 80 câmeras para melhorar a segurança.
Assassinatos
Entre os meses de janeiro a maio de 2022, foram registrados 19 homicídios e um latrocínio, roubo seguido de morte, contra 17 homicídios e um latrocínio, notificados no mesmo período do ano passado, o que representa um aumento de 11% nos primeiros cinco meses do ano.
O mês de junho do ano passado teve um homicídio.
“Todos os casos estão sendo investigados, alguns ocorreram prisões em flagrante, outros já foram esclarecidos. O que nos compete é investigar todos eles para que os responsáveis sejam levados ao poder judiciário”, disse Alexandre Socolowski, delegado da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Rio Claro.
Estratégias para combater a violência
Devido ao aumento da violência na cidade, o secretário de Segurança Pública de Rio Claro, Rogério Guedes, disse que pretende ampliar o número de guardas municipais, e em breve deve instalar na cidade um sistema com 80 câmeras, além de outras estratégias para reforçar a segurança.
“A Polícia Militar e a Guarda Municipal estão trabalhando muito nas ruas com operações conjuntas. Tivemos uma operação que é realizada de 15 em 15 dias. Bloqueios na cidade, abordagens para retirar o armamento das ruas”, disse o secretário.
Segundo os dados da Polícia Militar de Rio Claro, nos quatro primeiros meses deste ano, 24 menores foram apreendidos. A PM também prendeu 342 adultos, 253 deles em flagrante. De janeiro a abril, 16 armas de fogo foram confiscadas na cidade.
Homicídios de junho
Na madrugada da última segunda-feira (13), uma briga entre vizinhos resultou em morte no bairro Consolação. Um dos envolvidos agrediu o outro com um golpe de faca. A vítima foi socorrida, mas havia perdido muito sangue e acabou falecendo. A PM prendeu um homem de 61 anos, autor do crime.
No último domingo (12), um jovem de 20 anos foi executado com tiros por dois homens em um terreno baldio no bairro Jardim das Flores. Ele foi encontrado morto com perfurações na cabeça, peito e antebraço.
No dia 10 de junho, um jovem, de 22 anos, foi encontrado morto dentro da casa que ele morava, no bairro Terra Nova. O corpo também tinha perfurações de arma de fogo.
Fonte: g1 São Carlos/Araraquara