Anuncie aqui
Anuncie aqui

Febre maculosa é tema de atividade com agentes de endemias

Profissionais aperfeiçoaram conhecimentos para orientações à comunidade.

Nesta Semana de Prevenção à Febre Maculosa, de 19 a 23 de setembro, profissionais do Centro de Controle de Zoonoses participaram de evento promovido pelo governo estadual para atualização de informações sobre o assunto. O evento teve como tema “A Febre Maculosa em tempo e espaço, determinando alertas”.

Anuncie aqui

As orientações recebidas nesta palestra foram compartilhadas pelos profissionais participantes com os agentes de controle de endemias, que atuam diretamente no atendimento à comunidade. Na atividade os agentes acompanharam palestra e participaram de bate-papo em que puderam sanar dúvidas e trocar experiências. Desta maneira os profissionais aperfeiçoaram os conhecimentos para orientar a comunidade sobre a febre maculosa e sua prevenção. Em 2021, Rio Claro teve um caso confirmado de febre maculosa e, em 2022, nenhum caso. Não houve óbitos.

A febre maculosa é uma doença febril aguda causada por uma bactéria transmitida às pessoas por meio do carrapato Amblyomma Sculpitumou Dubitatum, popularmente conhecidos como “carrapato estrela”, “carrapato de cavalo” ou “rodoleiro”. O micuim (larva do carrapato) também pode transmitir a doença.

Ao ter contato com o parasita e início dos sintomas, é fundamental que se procure um médico imediatamente e o informe sobre o contato e, se for o caso, que frequentou áreas de risco, como matas, sítios, campos de várzea, pesqueiros, cachoeiras, parques e florestas.

Para haver transmissão da doença, o carrapato infectado precisa ficar pelo menos quatro horas fixado na pele das pessoas. Não existe transmissão da doença de uma pessoa para outra.

Os primeiros sintomas aparecem de dois a quatorze dias depois da picada. Na maioria dos casos, sete dias depois.A doença começa com sintomas semelhantes aos de outras infecções, incluindo febre alta, dor no corpo, dor da cabeça, inapetência, desânimo. Depois, aparecem pequenas manchas avermelhadas, as máculas, que crescem e tornam-se salientes, constituindo as maculopápulas.

A erupção cutânea é generalizada e manifesta-se também na palma das mãos e na planta dos pés. O diagnóstico é realizado com exame específico. A febre maculosa brasileira tem cura desde que o tratamento com seja introduzido nos primeiros dois ou três dias.

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

No primeiro programa do Questão de Saúde Podcast, a Unimed Rio Claro presenteia Rio Claro com a estreia abordando o tema da Relação de Doenças Mentais X Pandemia.

Últimas notícias

Equipe de Bike da Guarda Civil atende acidente de trânsito com vítima no Centro de Rio Claro

Colisão entre motoneta e SUV no Centro resulta em vítima conduzida à UPA; Guarda Civil e bombeiros atuaram no...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Pode isso, Arnaldo?

Por: Willian Nagib Filho No preâmbulo da Constituição Federal consta que os representantes do povo ali reunidos instituíram um Estado Democrático, destinado a assegurar a...

47ª Festa das Nações transforma Rio Claro em palco de sabores...

Evento no Parque do Lago Azul segue até domingo com gastronomia internacional, música e atrações culturais para toda a família. Começou nesta quinta-feira (12), às...

Tradicional Quermesse de Santa Cruz anima Rio Claro com música e...

A festa em louvor à Santa Cruz acontece em todos os finais de semana de setembro, com comidas típicas, música ao vivo e muita...
Anuncie aqui

Fim dos Cambistas?

Você, pobre mortal, tenta comprar um ingresso para grandes shows musicais ou jogos esportivos e não consegue! Se for compra virtual em poucos minutos...

Samuca Revela Tema do Carnaval 2025 com Grandes Atrações e Novidades...

Escola de Samba Samuca realiza evento neste sábado para divulgar o enredo do próximo desfile e apresenta o Camarote Brahma Express, com muita música...
Anuncie aqui