Procedimento de captação múltipla foi feito na madrugada deste domingo (13), na Santa Casa. Cinco pessoas serão beneficiadas com os órgãos enviados para 3 hospitais.
Equipes de três hospitais estiveram na Santa Casa de São Carlos (SP) para a realização de captação de coração, pulmão, rins e fígado de um homem de 42 anos, na madrugada deste domingo (13). Médicos vieram em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e também de carro para realizar os procedimentos.
A família do homem autorizou a doação que vai beneficiar 5 pessoas. O coração e o pulmão irão para o Incor, o fígado para o Hospital das Clínicas de São Paulo e os rins para o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto.
É a terceira vez nesse ano que a Santa Casa realiza uma captação múltipla. As duas anteriores ocorreram em abril e junho. No total, a Santa Casa realizou, 6 procedimentos de captação em 2022.
Transporte dos órgãos
O transporte é fundamental para garantir que os órgãos cheguem a tempo para os pacientes que serão transplantados
O Serviço Integrado de Transporte Sanitário de São Carlos foi o responsável pelo transporte dos órgãos captados com a escolta da Guarda Municipal. A Força Aérea Brasileira também participou da logística.
Para a médica do HC de São Paulo Amanda Maria da Silva, é preciso divulgar a doação. “Para ser doador basta avisar a família, essa é a informação mais importante. Aqui a gente está fazendo um procedimento combinado, um procedimento grande, hoje a gente veio de São Paulo com apoio da Força Aérea Brasileira, o que facilita muito a logística do procedimento”, disse.
A captação foi realizada em um momento que a Santa Casa discute se tornar um hospital transplantador, ou seja, capaz de realizar transplantes e não apenas fazer a captação dos órgãos.
Segundo dados do Sistema Nacional de Transplantes (SNT) do Ministério da Saúde divulgados na quinta-feira (10), 37.456 pessoas aguardam por transplante de órgãos no Brasil.
Fonte: g1 São Carlos/Araraquara