É a 1ª vez em 13 semanas que os casos passam de mil, segundo as prefeituras. Foi registrada uma morte pela doença no período. Municípios voltam a obrigar máscara.
Pela terceira semana consecutiva o número semanal de casos de Covid-19 registrou aumento expressivo em São Carlos, Araraquara e outras 40 cidades da região. Entre sábado (19) e esta sexta-feira (25), foram confirmados 2.385 contaminações.
É a primeira vez em 13 semanas que o número de casos passa de mil, a última vez foi no final de agosto.
O número é 158,4% maior do que na semana anterior, entre os dias 12 a 18 de novembro.
Das 26 cidades que divulgaram boletim epidemiológico nesta semana, 23 tiveram aumento de casos.
Em São Carlos, onde houve o maior número de casos pela segunda semana consecutiva, de acordo com o boletim epidemiológico semanal de Covid-19, foram registrados 819 exames positivos entre os dias 12 e 18 de novembro. Na semana passada haviam sido confirmados 285 casos, portanto um aumento em sete dias de 187,37%.
Por causa do aumento de casos, a prefeitura determinou a volta da obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público.
Em Araraquara, o número de casos que era de 97 no começo de novembro, passou para 225 na semana passada e esta semana teve um aumento de 208,9%, chegando a 695 em sete dias. Nesta sexta-feira, a prefeitura publicou um decreto determinando a obrigatoriedade do uso de máscaras em ônibus, escolas e repartições públicas.
Em Rio Claro, os casos semanais deste mês passaram de 2 na primeira semana para 4, depois para 51 na semana passada e nos últimos sete dias foram confirmadas 73 contaminações. Veja a situação das outras cidades na tabela abaixo.
Não divulgaram boletim nessa semana Américo Brasiliense, Analândia, Casa Branca, Descalvado, Gavião Peixoto, Itirapina, Itobi, Matão, Mococa, Nova Europa, Rincão, Santa Cruz da Conceição, Santa Gertrudes, Santa Lúcia, São José do Rio Pardo, Trabiju.
Mortes
O número de mortes por Covid-19 permanece entre 0 e 2 nas últimas oito semanas.
Nos últimos sete dias foi registrada uma morte em Araraquara, de uma mulher de 76 anos, com comorbidades, que foi internada em hospital pública em 21 de novembro e faleceu na quinta-feira (24).
Fonte: g1 São Carlos e Araraquara