Ventos intensos trazem nuvem de poeira e derrubam árvores em Rio Claro e Outras Cidades.
No último final de semana, uma impressionante tempestade de poeira e ventos intensos tomou conta de diversas cidades do interior paulista, deixando o céu encoberto por uma densa nuvem de sujeira. Os municípios de Rio Claro, Santa Gertrudes, Araras e outros da região foram impactados por esse fenômeno climático incomum, que ocorreu na tarde da última sexta-feira (11) e sábado (12).
Ventos Foram Resultado de Frente Fria Antecipada
De acordo com os especialistas meteorologistas, uma frente fria marítima, prevista inicialmente para chegar apenas durante a noite, surpreendeu ao avançar com força para o estado de São Paulo, atingindo até mesmo as áreas do interior. As instabilidades climáticas resultaram em ventos fortes, causando um vendaval que varreu toda a região.
Poeira e Ventos Causam Danos e Assustam População
Na tarde da sexta-feira (11), uma nuvem de poeira se formou repentinamente sobre Rio Claro, provocada pelos ventos intensos. A chegada abrupta da ventania causou a queda de árvores em diferentes áreas da cidade, sendo registrados incidentes na região da Vila Aparecida e na Vila Paulista. A medição do vento na região do Bairro do Estádio chegou a alcançar 30,6 km/h.
No sábado (12), a situação se agravou, com ventos que atingiram até 74 km/h em Rio Claro, segundo informações da Defesa Civil. A Rodovia Fausto Santomauro, que liga Piracicaba à cidade, ficou coberta por uma espessa camada de poeira, dificultando a visibilidade e causando transtornos para os motoristas.
Outras Cidades Também Afetadas
Além de Rio Claro, outras cidades da região também sentiram os efeitos dessa tempestade de poeira. Leme e Araraquara foram atingidas por ventos fortes que encobriram o céu de sujeira, e em Araraquara, o horizonte ficou praticamente vermelho devido à presença da poeira no ar. Em São Carlos, o vento alcançou a marca de 40 km/h, derrubando árvores na Rua Marechal Deodoro e na Avenida Grécia. Felizmente, não houve feridos, e os bombeiros trabalharam na remoção dos obstáculos.
O ocorrido chamou a atenção para a necessidade de estar preparado para mudanças climáticas repentinas e extremas. Com a poeira se acumulando nos céus e os ventos causando danos, fica claro como a natureza pode surpreender e nos lembrar da importância de medidas preventivas e adaptações diante desses eventos climáticos extremos.