Prefeito Gustavo ressalta que educação é prioridade de governo.
Em poucas semanas uma obra que era esperada há muitos anos pelos moradores da Vila Olinda e região será entregue pelo prefeito Gustavo à comunidade. Os ajustes finais estão sendo feitos e em breve estará concluída a reforma da escola municipal Hamilton Prado. “Retomamos em nosso governo essa obra que estava há uma década paralisada e, finalmente, esse antigo desejo de alunos, pais, professores e funcionários está se tornando realidade”, comenta Gustavo, reafirmando a educação como prioridade da atual administração.
Falta pouco para a obra ficar 100% completa. São detalhes como pintura em parte da nova quadra, ajuste em pisos, melhorias no alambrado e em parte do gramado. “Também estamos providenciando mobiliário para o auditório”, explica a secretária de Educação, Valéria Vélis, citando itens como ar-condicionado e cortinas.
A Secretaria Municipal da Educação retomou no final do ano passado os trabalhos para a conclusão do auditório, construção de conjunto de sanitários e reforma da quadra poliesportiva da escola, localizada na Vila Olinda e que atende 520 alunos de seis a 11 anos, de manhã e à tarde.
O auditório tem palco, camarim, banheiros e depósito. A quadra foi feita seguindo todos os padrões de acessibilidade. As obras incluem, ainda, melhoria na drenagem do pátio em frente ao refeitório e cobertura ligando o bloco ao refeitório. Também foram reformadas a sala de reforço e a sala de material esportivo.
Em outubro do ano passado a prefeitura entregou a ampliação da escola municipal Paulo Koelle, que também tinha sofrido uma paralisação de 10 anos. Com o programa Educação em Ação, o município vem trabalhando para ampliar as vagas de ensino. Em 30 meses, entregou cerca de mil novas vagas, e outras obras estão previstas. No Residencial Palmeiras está sendo concluído prédio onde funcionará creche para 188 crianças de zero a três anos em período integral.
Neste ano a prefeitura entregou creche para 110 crianças na Vila Paulista e, no bairro Benjamin de Castro, colocou em funcionamento escola com capacidade para 450 alunos de ensino fundamental I (1º ao 5º ano).
Em maio de 2022 a prefeitura de Rio Claro colocou em funcionamento uma escola municipal no Jardim das Nações, com atendimento de educação infantil em período integral e parcial para 278 crianças da faixa etária de zero a seis anos.