Anuncie aqui
Anuncie aqui

Biografia de Roberto Rodrigues será lançada em São Paulo

Na pré-venda, já foram comercializados seis mil exemplares da obra, que, dentre outros fatos, desvenda os bastidores da nomeação, trabalho e saída de seu protagonista do Ministério da Agricultura e Pecuária, no primeiro governo Lula.

Anuncie aqui


“Roberto Rodrigues, o Semeador — Quem planta colhe!” (Editora Disruptalks), do jornalista e escritor Ricardo Viveiros, será lançado em 5 de fevereiro, às 18 horas, no 16º andar da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Avenida Paulista, nº 1.313. O biografado, referência nacional e internacional do agronegócio, e o autor realizarão sessão de autógrafos conjunta.

Engenheiro agrônomo pela respeitada Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), da Universidade de São Paulo, em Piracicaba, Rodrigues promoveu a inovação da Fazenda Santa Izabel, de propriedade de sua família. Foi pioneiro no cultivo de soja na região de Ribeirão Preto e da sua rotação com a cana-de-açúcar.

O desejo de dividir experiências e gerar factíveis avanços e uma legítima preocupação social o levaram a se tornar líder na construção de uma rede cooperativista, inclusive de crédito rural, que alcança diversos setores produtivos, de Norte a Sul do Brasil, conta Ricardo Viveiros na introdução do livro.

Como articulador da relevante causa, foi ao coração da Assembleia Nacional Constituinte de 1987. Mobilizou atores, estruturou propostas e colocou o modelo na Carta Magna. Chegou à presidência da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), o mais importante órgão da atividade em nível mundial.

Rodrigues rodara os cinco continentes quando, no final de 2002, recebeu um convite: integrar o governo de Luiz Inácio Lula da Silva. O presidente queria um ministro da Agricultura e Pecuária competente, respeitado e com grandes ambições para o País. Aconselhado por gente de todos os cantos e posicionamentos ideológicos, a sugestão foi unânime.

Avesso à política, Rodrigues aceitou a missão, impulsionado pela oportunidade de transformar e de criar programas públicos longevos e, sobretudo, pelo apoio de seus pares e da família. Seu trabalho na pasta, entre 2003 e 2006, deixou um legado inestimável, que duas décadas depois ainda floresce.

“Relatamos os bastidores e as lutas daqueles anos”, ressalta Viveiros.

O autor frisa, porém, que o livro não é sobre política ou economia. “O apóstolo Paulo escreveu, em sua primeira carta aos Coríntios, que, se não tenho amor, sou um metal estridente e um címbalo que tine (…); se não tenho amor, não sou nada. Rodrigues trilhou a vida com base nesses princípios. Seus feitos são muitos, tantos que cabe a pergunta: por que ele fez tanto? E a resposta também está nesta sua biografia, que tive a feliz oportunidade de escrever por obra e graça de seus muitos amigos, contra sua vontade, porque é modesto na alma”, enfatiza Viveiros.

O escritor observa que “o amor à terra e ao legado familiar levou Rodrigues a se dedicar intensamente ao trabalho de agrônomo. A paixão pela agricultura abriu seu caminho para o Ministério e o sustentou frente aos desafios. O respeito pela coletividade e o crescimento socialmente sustentável o moveu como líder cooperativista. O apreço ao conhecimento e à liberdade de pensar o levou às salas de aula da Unesp de Jaboticabal, onde lecionou por anos.
Por tudo isso, esta é uma história que só faz sentido quando sabemos onde o amor nasceu, foi e é nutrido”, salienta Viveiros.

O autor do livro

Ricardo Viveiros, que, em 2024, comemora 58 anos de jornalismo e 56 como escritor, é autor de mais de 50 livros, em distintos gêneros, e prefaciou numerosos outros. Algumas de suas obras estão em repetidas edições, bem como figuraram nas listas de mais vendidas no País. Com passagem por jornais, revistas, rádios, TVs e agências de notícias, no Brasil e no Exterior, atuou como repórter, editor, colunista, pauteiro, diretor de redação, comentarista, articulista e correspondente internacional. Lecionou por 25 anos em cursos superiores de graduação e MBA em Comunicação Social, em universidades públicas e privadas, além de proferir palestras no Brasil e em vários outros países. É ativista em diversas Ongs de defesa da educação, cultura, direitos humanos e meio ambiente. É Doutor (stricto sensu) em “Educação, Arte e História da Cultura” pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e articulista em grandes jornais e revistas brasileiros e no Exterior. No ano passado lançou, pela Editora contexto, “Memórias de um tempo obscuro”, com positiva repercussão de crítica e público. Viveiros apresenta, pela TV Cultura, o programa semanal (sempre às sextas-feiras, às 23 horas) “Brasil, mostra a tua cara!”

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

Dr. Nelmer Rodrigues conversa com Dr. Alexandre Viviani - Cardiologista e também o Dr. Sérgio Antonio Pezzoti - Cardiologista falando sobre o tema "As Doenças do Coração".

Últimas notícias

Vigilância Sanitária Orientada sobre Pescados

O Serviço também irá intensificar a fiscalização aos estabelecimentos comerciais . Na Semana Santa aumenta a procura por peixes e...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Saiba quem era Reginaldo Moreli, homem que morreu 40 minutos após...

Morador de Rio Claro (SP), Reginaldo era reservado e fanático pelo Palmeiras. Ele passou mal em rua perto de casa, na segunda-feira (7) e...

Guarda Civil resgata quati em residência no Jardim Nova Rio Claro

Patrulha de Proteção Ambiental/Animal realizou a captura do animal, que foi avaliado e devolvido à natureza em segurança. Na noite de 14 de março de...

Em dois anos Rio Claro triplica adoção de animais do canil...

Todos os cães e gatos para adoção agora têm perfil na internet para facilitar novas adoções. Em Rio Claro, quem quer adotar um cão ou...
Anuncie aqui

Carnaval 2025 no Clube de Campo: Quatro Dias de Alegria e...

Evento contou com bailes animados para todos os públicos e reuniu grandes atrações musicais O Clube de Campo de Rio Claro brilhou no Carnaval 2025...

Guarda Civil localiza motocicleta furtada em Rio Claro

Agentes do GAM encontram veículo abandonado próximo ao Núcleo Administrativo Municipal Na tarde de domingo (23), por volta das 17h36, a Guarda Civil Municipal de...
Anuncie aqui