Operação do 10º Batalhão de Ações Especiais de Polícia resulta na captura de grupo que aplicava fraudes em estabelecimentos comerciais, subtraindo pneus automotivos.
Uma ação rápida e eficaz do 10º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP) resultou na detenção de três indivíduos envolvidos em uma série de golpes que visavam subtrair pneus automotivos de estabelecimentos comerciais na cidade de Piracicaba. A operação, que teve início após informações recebidas pela equipe da viatura E-10103, culminou na apreensão de veículo, celulares e pneus, além da condução dos suspeitos para as devidas providências legais.
De acordo com o relato do Comandante do 10º BAEP, Tenente Coronel PM Golini, a ação teve como ponto de partida a identificação de indivíduos utilizando um veículo VW Polo branco, placas EEB5F43, para aplicar golpes em diversos estabelecimentos comerciais da região. Após monitoramento, a equipe policial conseguiu abordar o veículo na Avenida Luciano Guidotti, no Bairro Jardim Caxambu.
No momento da abordagem, os três ocupantes do veículo foram submetidos a busca pessoal, não sendo encontrado nada de ilícito. Entretanto, o condutor do veículo, identificado como V. A. A., de 26 anos, admitiu ter utilizado o carro para auxiliar o passageiro I. K. S. M., da mesma idade, na distribuição de pneus para diversos locais. Em decorrência das informações fornecidas pelo condutor, uma residência na rua dos Gaviões, no Jardim Chapadão, foi identificada como local de armazenamento dos produtos provenientes do crime.
Na residência indicada, foram encontrados seis pneus novos, oriundos do delito. Além disso, foi revelado que parte dos pneus foram vendidos para um indivíduo identificado como A. A. N., proprietário de várias borracharias na cidade. Buscas adicionais foram realizadas na Avenida Dois Córregos, número 3292, porém nenhum outro material foi localizado.
Segundo informações obtidas junto a uma das vítimas, responsável pela loja de pneus Chengshan Pneus, os golpistas utilizavam um cartão virtual em nome de F. R. G. para adquirir pneus de diferentes marcas e tamanhos, totalizando um prejuízo aproximado de R$ 35.000,00. Os pneus eram retirados nas lojas conveniadas da rede na cidade.
Diante dos fatos, os três ocupantes do veículo, juntamente com os pneus apreendidos e quatro aparelhos celulares, foram conduzidos para o Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC) da cidade de Piracicaba. O delegado responsável pela investigação determinou a apreensão do veículo, dos objetos e dos celulares, enquanto os indivíduos foram liberados, ficando à disposição da Justiça.
Apreensões:
01 veículo VW Polo 2023
04 aparelhos celulares
06 pneus
R$ 450,00
A ação do 10º BAEP demonstra a eficiência e o compromisso das forças policiais em combater crimes de estelionato e fraude, protegendo a comunidade e promovendo a segurança pública na região de Piracicaba.