Quem nunca batalhou na vida para conquistar um Lugar ao Sol? Essa foi a mensagem da Casamba neste Carnaval 2023.
A Escola de Samba A Casamba foi a primeira escola de Samba oficial a desfilar neste domingo (19), a amarelo e branco trouxe para a Passarela do Samba o enredo Batalha.
Para apresentar esse enredo que começou com a Batalha de Aljubarrota ocorrida em 1385, entre tropas portuguesas e o exército castelhano. Nesta batalha, 6.500 portugueses lutaram contra 31.000 castelhanos e os venceram. Através da estratégia e da criatividade, um pequeno contingente acabou por vencer um bem treinado e mais numeroso exército. O fato remete ao “pequeno” vencendo o “gigante”. A possibilidade de o humilde vencer o poderoso. A esperança do bem vencer o mal.
A Vitória dessa Batalha mudou muita coisa na História. Esta batalha transformou Portugal em uma das mais respeitadas nações da Europa e com parceria com a Inglaterra, o país começou sua história no campo das navegações e dos descobrimentos. Numa destas viagens pelo oceano, avistam a Ilha de Vera Cruz, que deu origem ao Brasil. E da mistura das raças, do índio, o negro e o branco europeu, surge então o brasileiro, que sempre batalhou e até hoje vive diariamente sua luta por um lugar ao sol. Um povo otimista, trabalhador, alegre e com fé inabalável.
Essa história na avenida foi contada com grande entusiamo pelos 260 integrantes, sendo 60 ritmistas. Estruturada em oito alas, dois carros alegóricos e um tripé.
A Casamba iniciou o Desfile representando um pouco dessa batalha com muito charme pela comissão de frente. Já o Abre alas representou a Corte Portuguesa. Em seguida a porta Estandarte que representou a Personagem lendária, Brites de Almeida, conhecida como Padeira de Aljubarrota, foi-lhe atribuído o feito de, com a pá do seu ofício, ter aniquilado um grupo de sete castelhanos famintos.
A bateria com 60 animados ritimistas representou o exercito português. A sua frente a bela rainha de bateria Juliana Alves.
A segunda alegoria foi representada pelo tripé onde o destaque era São Jorge. A Ala de Portugal mostrando a cultura e a força deste povo.
Nesse contexto a escola foi evoluindo na avenida e mostrando a descoberta do nosso país, a miscigenação, a alegria do povo brasileiro e também a batalha que todos os brasileiros enfrentam como: inflação, doenças, fome, preconceito racial e claro a grande batalha rio-clarense pela volta do Carnaval.
Confira aluns momentos da Amarelo e Branco: