As quebras de recordes fazem parte de uma tendência de aumentos drásticos nas temperaturas globais. Agosto bateu o recorde em relação à julho como sendo historicamente o mês mais quente do planeta?
Segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), julho de 2023 foi confirmado como o mês mais quente da história do planeta. A temperatura média do mês em todo o globo foi 0,33°C acima do recorde anterior estabelecido em 2019. Segundo dados divulgados pelo Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus (C3S), da União Europeia, dia 31 de julho foi o dia mais quente registrado pelo sistema.
Isso nos faz pensar: qual foi o comportamento do mês de agosto?
As informações de temperatura da superfície do mar já indicam aquecimento em relação ao mês de julho, como pode ser observado neste mapa, em que as anomalias abaixo da média, apresentadas em azul, diminuíram drasticamente. Aparentemente, o recorde pode ter sido quebrado no mês de agosto, sendo considerado como o mês mais quente já registrado no planeta. Se não for o mês mais quente em toda história, certamente será o trimestre.
De acordo com o diretor da Copernicus, “É improvável que o recorde de Julho permaneça um fato isolado neste ano, uma vez que as previsões indicam que as temperaturas estarão bem acima da média”.