O deputado estadual Aldo Demarchi (União) assumiu oficialmente, na tarde desta terça-feira (26), o sétimo mandato na Assembleia Legislativa. Logo após a posse, formalizada pelo presidente da Alesp, Carlão Pignatari (PSDB), Demarchi leu o discurso abaixo:
“Retorno a esta Casa de Leis com a mesma emoção que senti no dia 15 de março de 1995, quando assumi o primeiro de seis mandatos consecutivos.
Chego à sétima legislatura não da maneira como gostaria, mas por conta da renúncia de um parlamentar depois de um processo no Conselho de Ética.
Não cabe a mim, porém, analisar circunstâncias. Apenas exerço um direito estabelecido no Regimento Interno da principal Assembleia Legislativa do País.
A exemplo do compromisso que assumi quase três décadas atrás, estejam certos de que minha conduta será baseada na legalidade, na moralidade e nos princípios éticos.
Esta é, aliás, a obrigação de qualquer pessoa que se disponha a participar da vida pública.
Ao mesmo tempo, dedicarei todos os meus esforços a devolver à região de Rio Claro e a muitos outros municípios de nosso Interior a representatividade perdida.
Sem tirar o mérito de deputados e deputadas que obtiveram expressivas votações em todo o Estado, mas centralizam sua atuação política na Capital, existe uma inegável carência de maior representação das cidades médias e menores neste Parlamento.
A saída, nós sabemos, seria o voto distrital – o que garantiria voz a todas as regiões. Enquanto isso não ocorre, cabe ao eleitor ficar mais atento aos nomes que aparecem a cada quatro anos e depois somem sem deixar rastros.
Reafirmo a minha alegria pelo regresso e, principalmente, por reencontrar amigos e amigas de longa data, além de ter a possibilidade de estabelecer novos laços de trabalho e amizade.
Por derradeiro, agradeço a Deus por ter superado a Covid após cinquenta dias de internação, na certeza de que assim Ele o fez porque ainda tenho uma missão a cumprir na família, na sociedade e nesta Casa.”