Equipe apresentou o projeto denominado Layer B – que soluciona o problema da falta de energia ocasionado pela queima dos transformadores.
A Thunderbóticos, equipe do SESI SENAI de Rio Claro, composta alunos do 9º ano do ensino fundamental e do 1º do ensino médio retornaram de Brasília, no último domingo, 19 de março, com mais uma premiação. O grupo conquistou a 4ª posição na modalidade First Lego League – FLL com o Projeto de Inovação Layer B.
O 5º Festival SESI de Robótica é uma realização anual do Departamento Nacional do Sesi e, nesta edição, contou com mais de 1500 estudantes de 9 a 18 anos, das 27 unidades da Federação. O Sesi-SP esteve presente e bateu recorde no Festival levando 18 prêmios para casa.
A temporada deste ano foi focada no desenvolvimento de projetos ligados à energia. Batizada de SUPER POWERED, incentivou os estudantes a explorarem de onde vem a energia e como ela é distribuída, armazenada e usada. O Sesi-SP contou com 12 equipes e 96 estudantes.
Victória Perilo, Vitor Lourenço, Deborah Santos, Laura Tessari, Leandro Nicolau, Issac Goz, Murilo Nardelli e Pedro Composta, apresentaram o Layer -B protótipo físico que pode interromper os incidentes de queima de geradores. A peça idealizada, deve ser fixada em pontos estratégicos do equipamento transformador impedindo as quedas de energias e principalmente a queima/combustão.
Para o orientador educacional digital do Sesi Rio Claro Leonardo Santolim, a experiência foi de significativa para a equipe, “Receber esse prêmio de Projeto de Inovação é algo de extrema importância para nossa e equipe e as milhares de pessoas que nossa solução Layer – B poderá impactar após a sua implementação. Na competição havia 100 equipes de todos os estados brasileiros. Estudar, pesquisar, solucionar, produzir e implementar nossa ideia é o maior prêmio e conquista que o Torneio de Robótica – FLL, pôde proporcionar. Estamos muito felizes e gratos pelo SESI SP nos proporcionar tal experiência.”, conclui.