Anuncie aqui
Anuncie aqui

Amigos de Corumbataí lançam livro infanto-juvenil sobre geologia e conchas fósseis no município

“As Aventuras da Peixinha Tatá” mostra evidências de que região um dia já foi o fundo do mar.

Uma dupla de amigos de Corumbataí (SP) escreveu e ilustrou um livro infanto-juvenil sobre a construção geográfica e a existência de conchas fósseis no município (SP). O título foi lançado oficialmente no sábado (5) durante a Mostra Geocultural.

Anuncie aqui

A história As Aventuras da Peixinha Tatá – Procurando as Conchas Fósseis de Corumbataí se passa na cidade paulista e contém informações e lugares captados durante entrevistas e pesquisas de campo reais.

Ciência acessível

Autores criaram livro para tornar ciência mais acessível às crianças — Foto: Ronaldo Oliveira/EPTV

Além da Tatá, o livro conta a história do paleontólogo Sr. Mattos e da fotógrafa Camilla, personagens inspirados nos autores, que saem em uma expedição em busca de fósseis no município de Corumbataí.

“O objetivo era falar sobre os atrativos turísticos, sobre o geoparque e sobre as conchas fósseis. Mas sobre as conchas a gente não encontrou nada que fosse acessível para as crianças, só tinha material científico”, explicou uma das autoras, Aline Camilla.

Dessa forma, os dois amigos criaram uma narrativa que explicasse como as rochas se formaram, com a ajuda de outros personagens da cidade, para tornar o assunto menos complexo aos pequenos.

“Então a história do livro juntou tudo isso, essa vontade de divulgar as coisas da cidade. E assim saiu essa historia maravilhosa que todo mundo está gostando”, contou o autor Silvio Mattos.

Para o estudante Felipe Duarte Santos, de 11 anos, o livro conseguiu atingir o objetivo da dupla e foi muito importante para que ele entendesse mais de geologia.

“Eles estão preservando as rochas fósseis, o turismo, eles estão tentando abrir mais para as pessoas do fora conhecerem, eu achei muito legal”, disse.

Conchas fósseis

Pedras formadas por conchas aglomeradas e argila viraram fósseis que comprovam história de 250 milhões de anos — Foto: Ronaldo Oliveira/EPTV

Seguindo as pistas do livro, o leitor pode chegar até um sitio, onde várias pedras estão espalhadas no gramado do barranco.

Aos olhos do paleontólogo, uma raridade: as pedras são formadas por conchas agrupadas, que são chamadas de coquinas. Um fragmento de 250 milhões de anos e que ajuda a comprovar que toda a região um dia foi o fundo do mar.

“Tudo aqui era água e essas conchinhas viviam aqui. Esse mar era raso e era uma região com várias tempestades, que mataram as conchinhas e concentraram elas em algumas regiões. Futuramente, foi depositado argila em cima dessas conchinhas, o que fez com que elas virassem rochas”, explicou a estudante de geologia Mariana Ceccolin.

De acordo com os autores, a ideia é que a peixinha Tatá visite outras cidades do Brasil e suas histórias se tornem uma coleção de livros. Para isso, os autores criaram um site oficial para que as pessoas interessadas entrem em contato como parceiros do projeto.

Fonte: G1 São Carlos e Araraquara

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

Neste episódio especial, abordamos um tema cada vez mais relevante na área da saúde: os desafios e os limites éticos e legais no exercício da medicina. Como as decisões médicas se equilibram entre a legislação vigente e os princípios éticos da profissão? Para aprofundar esse debate, recebemos dois convidados de peso:

👩‍⚕️ Dra. Thais Lussari Portieres – Advogada Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

👨‍⚖️ Dr. Gilson Tadeu Lorezon – Advogado Vice-Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

Descubra como eventos como o simpósio vêm contribuindo para promover o diálogo entre o setor jurídico e a prática médica, e como isso pode impactar o futuro da saúde no Brasil.

Últimas notícias

O destino dos invisíveis

Por: Nilson Nicoletti Na esquina onde a cidade azul acelera, há quem pare. Uns por cansaço, outros porque não têm...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Rio Claro no palco nacional: Biahh Cavalcante precisa do nosso apoio...

Cantora rio-clarense se apresenta hoje em noite decisiva no reality da TV Globo e conta com a torcida da cidade para seguir na competição. A...

Inauguração do Centro de Estética Avançada Dra. Thayná Melo marca novo...

“Espaço moderno e sofisticado reúne técnicas avançadas e promete transformar o conceito de estética em Rio Claro.” No último sábado (30 de agosto), Rio Claro...

1º Porco à Paraguaia e Costelão no Chão dos Amigos do...

Um encontro marcado pela boa gastronomia, música de qualidade e momentos inesquecíveis no PitBoys BBQ.   Por: Ana Murbach No último domingo, 31 de agosto, o charmoso...
Anuncie aqui

Guarda Civil resgata quatro crianças abandonadas em casa insalubre em Rio...

Meninas de 3 a 8 anos foram encontradas famintas, sujas e assustadas; Conselho Tutelar assumiu a ocorrência e garantiu atendimento médico imediato. Na tarde de...

Pode isso, Arnaldo?

Por: Willian Nagib Filho No preâmbulo da Constituição Federal consta que os representantes do povo ali reunidos instituíram um Estado Democrático, destinado a assegurar a...
Anuncie aqui