Balanço da noite deste domingo indica que rio deve voltar a subir na tarde de segunda, quando chega a água acumulada de outros municípios. Ocorreram 32 pontos de alagamentos na cidade.
A Prefeitura de Capivari (SP) contabilizou, na noite deste domingo (30), 500 casas atingidas pelas enchentes causadas pela chuva e cheia do rio, que desalojaram cerca de 400 pessoas e desabrigaram outras mais de 70, que tiveram que ser encaminhadas a abrigos municipais. Não há informações sobre feridos.
O balanço se refere aos afetados pelas chuvas que atingem a cidade desde sexta-feira (28). O volume fez o Rio Capivari transbordar. Quatro gatos que estavam ilhados no bairro Ribeirão foram resgatados pelos bombeiros e pela equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
Na manhã desta segunda-feira (31), as cerca de 400 pessoas permaneciam desabrigadas, em casas de parentes e amigos. Outras 13 famílias (79 pessoas) ficaram desalojadas e foram abrigadas em uma escola e no estádio da cidade.
A cidade tem 56.973 habitantes, segundo a estimativa para 2021 do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística. As chuvas desalojaram ou desabrigaram 0,8% da população.
Durante todo o dia, o trabalho foi de remoção de móveis, eletrodomésticos e outros pertences das famílias que precisaram deixar as casas. As 400 pessoas desalojadas foram para casa de outros parentes.
Já as 79 desabrigadas se dividiram em dois abrigos. A Escola Municipal Aldo Silveira atendeu 38 pessoas e o Ginásio de Esportes “Ronaldo Zaidan Pellegrini” (Ronaldão), os outros moradores, sendo 13 famílias em cada local.
A prefeitura informou que recebe doações destinadas às pessoas que foram afetadas pelas enchentes e o ponto de coleta é o Ginásio Ronaldão, na avenida José Annicchino.
Emergência e previsão
A prefeitura decretou situação de emergência para acelerar eventuais contratações de serviços e obras, sem a necessidade de licitação. O Rio Capivari transbordou na madrugada e chegou a 3,58 metros por volta das 16h, total superior ao referencial de 2 metros, quando já há alagamentos.
A previsão da administração municipal é de que o rio comece a baixar durante a noite deste domingo, mas volte a receber as águas das chuvas da região na tarde de segunda (31).
“Em caso de necessidade, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo 199 e (19) 3492-3186. A Guarda Civil atende pelo 153, 24 horas por dia, sete dias por semana. O Corpo de Bombeiros atende pelo 153”, informa a prefeitura.
Capivari registra série de alagamentos neste domingo — Foto: Giuliano Tamura/EPTV
Capivari registra série de alagamentos neste domingo — Foto: Giuliano Tamura/EPTV
Em nota, a prefeitura diz que o volume de chuva registrado desde sexta-feira é de 124.50 milímetros (mm) na cidade, 154,3 mm na cabeceira do Rio Capivari em Campinas, 101,3 mm na cabeceira do rio em Monte Mor, e de 109,50 mm no Rio Capivari-Mirim, que desemboca também no rio da cidade.
“Choveu mais do que o esperado, pois havia previsão de 45 mm para o sábado, domingo e segunda. Há previsão de chuvas para toda a semana”, diz nota do Executivo.
Região do bairro São João, em Capivari, tem áreas alagadas após rio transbordar — Foto: Prefeitura de Capivari
Região do bairro São João, em Capivari, tem áreas alagadas após rio transbordar — Foto: Prefeitura de Capivari
Alagamentos
No domingo, a cidade contabilizava 32 pontos de alagamento:
Rua João Moretti (Moreto)
Rua Piracicaba (Bosque dos Pinheiros)
Rua Padre Haroldo (Juventus)
Trecho da Rua João Vaz (Centro)
Ponte da Rua Bento Dias (Centro)
Rua Franklina de Almeida Barros (CFC)
Trecho da Rua Miguel Assad (Nova Aparecida)
Rua 31 de Março (Nova Aparecida)
Rua Bruno Rocco (Santa Rita de Cássia)
Rua João Nicolucci (Santa Rita de Cássia)
Rua Osmar Galvão (Santa Rita de Cássia)
Rua Hermínio J. Panserini (Padovani)
Trecho da Rua Tiradentes (Centro)
Ponte do Santoro
Cortume (próximo ao Ronaldão)
Avenida Dr. José P. de Carvalho Jr. (Lavapés)
Rua São Paulo (Vila Cardoso)
Avenida Dr. Ênio Pires de Camargo (bairro Ribeirão)
Rua Emílio Alves Ferreira (Jardim Elisa)
Rua Ismael Bueno de Oliveira (Jardim Elisa)
Rua Gumercindo Costa (Jardim Elisa)
Rua Francisco Bernardino de Campos (Flamboyant)
Rua José Busatto (Residencial Santo Antônio)
Trecho da Rua Fernando de Barros (Centro)
Avenida Benedito M. Camargo (Cancian)
Rua José Maschietto (Estação)
Rua Juventino A. de Moraes (Cancian)
Rua Joaquim dos Reis (Flamboyant)
Condomínio Reserva dos Colibris (Ribeirão)
Rua XV de Novembro (Centro)
Rua José Calza (Vila Balan)
Avenida Brigadeiro Faria Lima (Vila Fátima).
Estado de atenção
Capivari (SP) já estava em estado de atenção no sábado, após a chuva provocar alta do nível do rio, segundo a Defesa Civil. Mais informações podem ser obtidas pela população pelos telefones 199 e (19) 3492-3186. “Em caso de alterações que indiquem enchentes ou inundações, a Defesa Civil de Capivari fará os alertas para a população diretamente nos bairros”, diz nota da prefeitura.
Na quinta-feira (27), a Defesa Civil solicitou à empresa Raízen a abertura das comportas da Barragem Leopoldina, por conta do volume de chuva registrado na cabeceira do Rio Capivari.
Apoio do estado
O governo de São Paulo divulgou uma nota, na tarde deste domingo, para informar que houve a liberação de R$ 15 milhões para dez municípios afetados pelas chuvas neste fim de semana.
Nas regiões de Campinas e Piracicaba (SP) serão contempladas três cidades, cada uma delas com valor de R$ 1 milhão para reparos por conta de alagamentos e deslizamentos de terra: Capivari, Monte Mor e Rafard. Dezoito pessoas morreram no estado por conta de chuvas desde sexta.
“Além da liberação dos recursos, o governador [João Doria] determinou a criação de uma força-tarefa envolvendo Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Defesa Civil para apoiar todas as prefeituras das cidades que sofreram com as chuvas”, diz a nota da assessoria.
Fonte: g1 Piracicaba e Região