Mais 86 casos de Covid-19 foram registrados nesta sexta-feira (31), maior número desde agosto.
Araraquara (SP) confirmou mais 13 casos da variante ômicron e soma 16, nesta sexta-feira (31). A Secretaria de Saúde, Eliana Honain, também confirmou que o município já tem a transmissão comunitária da variante.
Nesta sexta, 86 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, maior número de confirmações desde o dia 3 de agosto quando a cidade teve 88.
As confirmações desta sexta equivalem a 14,33% de 600 amostras analisadas. Agora a cidade soma 31.936 casos de Covid-19 desde o início da pandemia.
Em dezembro, o número de casos cresceu 36,2% em relação a novembro. (veja abaixo a evolução dos casos).
Ômicron
De acordo com Eliana, de 20 amostras sequenciadas, 13 indicaram a nova variante ômicron, o que significa transmissão comunitária na cidade.
“Isso se deve às festas agora no final de ano. Apesar de não termos mortes e termos apenas 11 internados, um na UTI, a ômicron tem transmissão maior. Temos que continuar com as medidas sanitárias, usando a máscara e higienizando as mãos”, disse em uma live no Facebook.
Estudos em todo o mundo estão pintando um quadro consistente de que a ômicron é menos agressiva do que a variante delta, com uma chance até 70% menor de pessoas infectadas acabarem no hospital.
Cidade teve lockdown
Araraquara também foi a primeira cidade da região a confirmar a presença da variante gama, que foi identificada primeiro em Manaus.
A variante brasileira causou uma explosão de casos na cidade, o que levou a prefeitura a decretar um lockdown de dez dias. Os números de internações, casos e mortes caíram após as medidas mais restritivas mas, entre maio e junho voltaram a crescer e a cidade voltou a fazer um confinamento de 7 dias e, novamente, os índices caíram, também favaorecidos com o avanço da vacinação.
As mortes pela doença continuam em queda na cidade. O mês de dezembro termina com apenas 3 mortes, menor número desde maio de 2020.
Fonte: g1 São Carlos e Araraquara