Anuncie aqui
Anuncie aqui

Câmara de Rio Claro abre Comissão Processante para cassar mandato de vereador investigado por corrupção

Comissão vai apurar quebra de decoro de Dalberto Christofoletti, que foi preso na operação “Apropriação Cultural” e segue afastado do cargo

A Câmara Municipal de Rio Claro aprovou, na noite dessa segunda-feira (16), a instauração de uma Comissão Processante (CP) que poderá culminar na cassação do mandato do vereador afastado Dalberto Christofoletti (PSD). A decisão foi tomada com 15 votos favoráveis durante a sessão ordinária.

Anuncie aqui

Preso desde o dia 23 de maio, Dalberto é acusado de chefiar um esquema de desvio de verbas públicas que teria causado um prejuízo de R$ 814,9 mil aos cofres da Secretaria Municipal da Cultura. A denúncia foi feita pelo vereador Rafael Andreeta (Republicanos), que apresentou o pedido de abertura da comissão.

Conforme prevê o regimento interno da Câmara, Andreeta, por ser o autor da denúncia, não votou, assim como Eric Tatu, suplente do acusado. O presidente do Legislativo, por sua vez, votaria apenas em caso de empate, o que não foi necessário.

A composição da Comissão Processante obedeceu ao critério de representatividade partidária, sendo formada por membros do PSD, Progressistas (PP) e PL. Inicialmente, Fernando do Nordeste (PSD) foi sorteado, mas recusou o cargo. O posto ficou com o Pastor Diego Gonzalez, que assumiu a presidência da comissão. No PP, Paulo Guedes também declinou da função, sendo substituído por Claudino Galego, que assumirá a relatoria. O terceiro membro é Moisés Marques, do PL.

A CP terá como foco investigar possíveis atos de quebra de decoro parlamentar. O principal ponto levantado é que, mesmo afastado judicialmente, o vereador teria continuado a frequentar a Secretaria da Cultura e influenciado decisões no órgão, contrariando determinação judicial.

“Esperamos que os membros da comissão conduzam uma investigação séria e transparente. Há provas de que ele descumpriu medidas judiciais e continuava interferindo na Secretaria de Cultura”, declarou Andreeta na tribuna da Câmara.

Apesar de ter obtido a liberdade provisória por decisão do juiz Caio Cesar Ginez Almeida Bueno, da 2ª Vara Criminal, Christofoletti continua proibido de exercer o mandato. A decisão judicial impõe ainda restrições, como a proibição de contato com funcionários da pasta da Cultura, de frequentar repartições públicas ligadas à secretaria e de participar de processos licitatórios.

Paralelamente, a Prefeitura de Rio Claro oficializou nesta segunda-feira (16), por meio de publicação no Diário Oficial, o afastamento temporário de Dalberto do cargo de agente de gestão municipal. A medida, sem remuneração, tem validade indeterminada e efeito retroativo a 23 de maio, data de sua prisão na operação “Apropriação Cultural”, conduzida pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado).

A Comissão Processante dará início aos trabalhos nas próximas sessões, com prazos regimentais para apuração dos fatos e possível elaboração de parecer que poderá levar à perda do mandato do vereador.

Acompanhe na íntegra a sessão da Câmara Municipal de Rio Claro que aprovou a abertura da Comissão Processante contra o vereador afastado Dalberto Christofoletti. Assista tudo pelo canal oficial no YouTube e entenda os próximos passos do processo.

Clique aqui para assistir: https://www.youtube.com/watch?v=J3pcfsFnp5E

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

Neste episódio especial, abordamos um tema cada vez mais relevante na área da saúde: os desafios e os limites éticos e legais no exercício da medicina. Como as decisões médicas se equilibram entre a legislação vigente e os princípios éticos da profissão? Para aprofundar esse debate, recebemos dois convidados de peso:

👩‍⚕️ Dra. Thais Lussari Portieres – Advogada Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

👨‍⚖️ Dr. Gilson Tadeu Lorezon – Advogado Vice-Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

Descubra como eventos como o simpósio vêm contribuindo para promover o diálogo entre o setor jurídico e a prática médica, e como isso pode impactar o futuro da saúde no Brasil.

Últimas notícias

ROCAM prende traficante com mais de 200 porções de drogas em Rio Claro

Durante patrulhamento no bairro Santa Maria, equipe da Polícia Militar flagrou o suspeito, que tentou fugir e resistiu à...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Obras da 3ª faixa da SP 310 promovem alterações no tráfego...

Primeira das cinco etapas das obras para adequação estrutural do viaduto do trevo da Viviani começa nesta quarta. A Eixo SP Concessionária de Rodovias realiza,...

Desfiles, VAR, UESCA….

Sucesso os desfiles das escolas de samba de Rio Claro. Ingressos esgotados, transmissão ao vivo, comércio, hotelaria e gastronomia contentes. Este ano marca a efetiva...

Pode isso, Arnaldo?

Por: Willian Nagib Filho No preâmbulo da Constituição Federal consta que os representantes do povo ali reunidos instituíram um Estado Democrático, destinado a assegurar a...
Anuncie aqui

Orquestra Filarmônica completa 30 anos e anuncia concerto com Edi Rock...

Show com integrante dos Racionais MC's será gratuito no Grupo Ginástico Rioclarense. Neste 4 de novembro, dia em que a Orquestra Filarmônica de Rio Claro...

Fim dos Cambistas?

Você, pobre mortal, tenta comprar um ingresso para grandes shows musicais ou jogos esportivos e não consegue! Se for compra virtual em poucos minutos...
Anuncie aqui