Muitas vezes o empreendimento é promissor, mas a falta de capital e conhecimento atrapalha.
Alina Hassem
A definição dos objetivos e do posicionamento de mercado que considera quais clientes serão atendidos e quais os benefícios que serão oferecidos para estes clientes, bem como a determinação das fontes de recursos financeiros que a empresa deve buscar são essenciais para um bom planejamento do negócio.
Um dos grandes desafios para os empreendedores é conseguir dinheiro nas fases iniciais da empresa. Normalmente, esse empreendedor utiliza uma combinação de capital próprio e capitai de terceiros, já que, apenas o capital próprio, normalmente, não é suficiente.
Dentre as formas de captação de recursos financeiros, podemos citar os empréstimos bancários, subsídios governamentais e a busca de novos sócios.
Nos empréstimos, que são feitos, por exemplo, pelos bancos, a empresa recebe o dinheiro e deve devolvê-lo acrescido de juros numa data pré-determinada. As informações de prazo, taxas, garantias e multas são definidas em contrato. Mas para que a empresa tenha acesso a uma linha de crédito, o banco faz uma série de análises como forma de avaliação de risco e decide pela aprovação ou não da disponibilização desse recurso financeiro.
Os subsídios governamentais são oferecidos pelo BNDES, FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e é possível consultar as linhas disponíveis nos sites dessas instituições. Por exemplo, a FINEP está com uma seleção pública de subvenção econômica à inovação para projetos de agricultura, cidades inteligentes, indústria 4.0 e saúde 4.0, mais informações podem ser consultadas no Link em anexo.
Por fim, caso o empreendedor busque um novo sócio para a empresa, ele não tem uma data para devolver aquele dinheiro que foi aportado no negócio, por outro lado, este novo sócio têm direito a parte do resultado (lucro da empresa), além disso, é importante avaliar a questão da gestão do negócio e considerar e definir o compartilhamento de atividades e decisões.
Ter o seu próprio negócio é o sonho de muita gente, as vezes o empreendedor busca desenvolver uma empresa porque achou uma oportunidade de negócio, mas muitas vezes, ele busca o empreendedorismo como a única alternativa de trabalho, que são os empreendedores por necessidade, ou seja, são aqueles que não estão conseguindo se alocar no mercado de trabalho e decidem por abrir um negócio.
Não importa se é uma loja, se é um restaurante, uma escola, uma livraria ou uma fábrica, o planejamento, a organização, o controle operacional e financeiro são determinantes para o negócio seja bem sucedido e sustentável no longo prazo.
Vamos continuar trazendo mais informações sobre esse tema nos próximos artigos como forma de auxiliar aqueles que desejam ter uma empresa ou já tem e buscam melhorar a gestão.
Colaboração: Alina Hassem, Administradora, especialista em Mercado Financeiro.
Acompanhe as demais publicações da autora, artigo anterior em anexo.