Levantamento foi feito pelo Instituto Cidades Sustentáveis (ICS) com base nos 17 objetivos globais para o desenvolvimento sustentável.
Com uma pontuação de 71,93, em 100 pontos possíveis, Corumbataí (SP) ficou na 4ª colocação no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR), entre as 770 cidades avaliadas.
O levantamento é feito pelo Instituto Cidades Sustentáveis (ICS) com base em indicadores da cidade, na maioria de 2018 e 2019, que se encaixam nos 17 objetivos, divididos em 169 metas, da Agenda 2030.
A Agenda 2030 é um compromisso estabelecido para o enfrentamento dos principais desafios globais, que foi assinado por autoridades dos 193 Estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU), incluindo o Brasil.
Com uma população de 4 mil habitantes, Corumbataí ficou atrás apenas de Morungaba, Pedreira e Jurumim, todas cidades do estado de São Paulo.
Entre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), Corumbataí:
Já atingiu 7: Água Potável e Saneamento; Energia Renováveis e Acessíveis; Cidade e Comunidade Sustentáveis; Produção e Consumo Responsáveis; Proteção da vida marinha; Proteção da vida terrestre; Paz, Justiça e instituições eficazes.
Tem desafios ainda em 3: Erradicação da pobreza; Trabalho digno e crescimento econômico; Indústria, inovação e infraestruturas.
Tem desafios significativos em 2: Ação climática e parceria para a implementação dos objetivos.
Tem grandes desafios em 5: Erradicação da fome; Saúde de qualidade; Educação de qualidade; Igualdade de gênero e redução das desigualdades.
Fonte> G1 São Carlos/Araraquara