Prefeitura investiu mais de R$ 500 mil nos equipamentos.
As 25 creches da rede pública municipal de Rio Claro estão equipadas com brinquedos que estimulam o equilíbrio e as funções motoras das crianças. “Investimos mais de R$ 500 mil na compra destes mobiliários, para uma estrutura ainda melhor no trabalho de desenvolvimento das crianças”, observa o prefeito Gustavo.
Denominado mobiliário Pikler, os brinquedos são feitos em madeira e consistem em circuitos de obstáculos, nos quais as crianças são estimuladas a puxar, tocar, escalar, empurrar, se equilibrar, ter consciência corporal.
Conforme explica a secretária municipal da Educação, Valéria Velis, são itens em madeira que compõem o espaço para bebês e crianças pequenas, com módulos e rampas em diferentes alturas e tamanhos, túneis, escadas e labirintos. “Um único brinquedo tem diversas funções e pode ser usado para variados estímulos”, ressalta Valéria.
O investimento de R$ 575 mil, feito pela prefeitura, contemplou as 25 unidades de ensino que atendem a faixa etária de zero a três anos, que vivem um novo clima. “É um tal de engatinhar, subir, descer, dar pequenos passos, lutar contra ação da gravidade – ficando em pé ou de joelhos. Quando fazem isto, as crianças estão testando os músculos e aprimorando a coordenação motora ampla e fina”, observa a secretária Valéria, acrescentando que “o resultado é o desenvolvimento amplo da autonomia e da autoconfiança”.
O mobiliário Pikler foi enviado para as creches municipais somente após as professoras coordenadoras receberem orientações sobre os fundamentos teóricos, os objetivos e como utilizar esse mobiliário, na formação específica realizada pelo Centro de Aperfeiçoamento Pedagógico (CAP). Este mobiliário é um recurso pedagógico que, em geral, é encontrado somente em escolas particulares de educação infantil, sendo raro no setor público.
O coordenador pedagógico da Educação Infantil da Etapa I, Jeferson Mello Souza, ressalta que, além de providenciar o mobiliário Pikler, a Secretaria da Educação está incentivando os educadores a reforçarem suas concepções em relação aos bebês e crianças pequenas, acreditando nas competências e potencialidades deles, valorizando a importância de ser professor de bebês.