Evento reúne especialistas para discutir os desafios das mudanças climáticas e o uso de tecnologias inovadoras.
Durante a Semana de Redução de Riscos de Desastres, a Defesa Civil do Estado de São Paulo promove entre os dias 15 e 16 de outubro, no Palácio dos Bandeirantes, na capital, o 1º Congresso Internacional de Resiliência Climática. A iniciativa visa alinhar as atividades da Defesa Civil frente aos desafios impostos pelas mudanças climáticas, ampliando a capacidade de resposta do governo de São Paulo diante da ocorrência de eventos climáticos extremos.
O evento terá como foco a adaptação climática como elemento central na prevenção de desastres e na gestão de emergências, e contará com a presença do governador Tarcísio de Freitas, do coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, Coronel PM Henguel Ricardo Pereira, das secretárias Natália Resende (Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística) e Laís Vita (Comunicação Social), demais autoridades e palestrantes.
Serão discutidos os impactos das mudanças climáticas e a intensidade dos desastres naturais, orientando o público e os formuladores de políticas sobre a importância de adotar práticas sustentáveis. Ainda no Congresso, será promovida a integração das estratégias de resiliência climática com os planos de resposta a emergências e mitigação de desastres, assegurando uma atuação coordenada e eficaz em situações de crise.
O evento também vai orientar parcerias entre agências nacionais e internacionais, ONGs, academia e setor privado, visando compartilhar conhecimentos e práticas recomendadas em resiliência climática. Serão oferecidos workshops e painéis para capacitar os profissionais da Defesa Civil e o público em geral, abordando os desafios das mudanças climáticas e o uso de tecnologias inovadoras na gestão de riscos.
Com a presença de especialistas, formuladores de políticas, representantes de organizações não governamentais, acadêmicos e líderes do setor privado, o evento representa uma oportunidade estratégica para reforçar a atuação da Defesa Civil no estado e compartilhar conhecimento técnico para o enfrentamento coletivo dos desafios impostos pelas mudanças climáticas.