Em abril, a BRK realizou 16 palestras para mais de mil estudantes da cidade. Ação orienta sobre os riscos do descarte do óleo de cozinha usado no sistema de esgoto.
Por meio do programa Olho Vivo 1070 alunos de escolas de Rio Claro foram orientados quanto a importância do descarte adequado do óleo de cozinha usado.
A BRK, empresa responsável pelos serviços de esgoto da cidade, realiza em parceria com Secretaria de Educação e a empresa Planeta Azul, o Programa Olho Vivo, que destaca como o óleo de cozinha pode ser um dos principais vilões do meio ambiente e das redes de esgoto.
Isso porque, ao ser descartado irregularmente nas pias, tanques ou vasos sanitários, o óleo tende a solidificar e se fixar nas tubulações, ficando retido em forma de gordura, podendo ocasionar sérios problemas, uma vez que a estrutura pública de esgotamento sanitário de uma cidade é dimensionada e construída com objetivo de coletar, afastar e tratar, exclusivamente, os efluentes domésticos gerados por sua população (residências, escolas, comércios, indústrias etc.). O óleo encrustado e solidificado nas tubulações de esgoto dificulta a passagem do efluente, podendo até provocar a completa obstrução dos encanamentos, ou seja, o entupimento das redes.
No total, foram realizadas 16 palestras para demonstrar que, com a destinação adequada, o óleo de cozinha usado pode ser reaproveitado como matéria-prima em indústrias da região que o utilizam para produção de tintas, produtos de limpeza e até biodiesel.
“Reciclar o óleo de cozinha é de extrema importância, já que a sua capacidade poluente é muito alta. Em Rio Claro realizamos desde 2008 o Programa Olho Vivo que, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, incentiva o descarte adequado do óleo de cozinha usado através da coleta domiciliar e gratuita desse resíduo”, destaca Thais Cortina, gerente de sustentabilidade da concessionária em Rio Claro.
Por meio do projeto é possível a aplicação de uma estratégia contínua de preservação ambiental, reduzindo o impacto gerado com o descarte inadequado do óleo de cozinha usado no solo, nos cursos d’água e na rede de esgoto.
“A orientação é que, após o uso, os moradores armazenem o óleo em garrafas plásticas e levem até um dos pontos de coleta da cidade. Somente em abril foram 419 litros coletados”, complementa a gerente.
A lista completa dos pontos está disponível no site da concessionária, confira no link em anexo.
Agendamento de palestras
Escolas, empresas e instituições interessadas em receber as palestras da BRK podem solicitar o agendamento da ação pelo e-mail [email protected]. As atividades são disponibilizadas de forma presencial e on-line. Para outras informações e solicitação de serviços, a concessionária disponibiliza atendimento telefônico gratuito pelo 0800 771 0001.





