Anuncie aqui
Anuncie aqui

Diocese recebe Dom Claudio Hummes para falar do Sínodo para a Amazônia

Assembleia Sinodal ocorrerá de 6 a 27 de outubro, em Roma

O Cardeal Dom Cláudio Hummes vem a Piracicaba nos próximos dias 25 e 26 de setembro, para realizar a conferência “Sínodo para a Amazônia: novos caminhos para a Igreja”. O encontro do dia 25 ocorrerá às 19h30, no auditório do Centro Diocesano de Pastoral, situado à Av. Independência 1146 – Higienópolis, e está sendo organizado pelo Núcleo Diocesano de Ecologia Laudato Sì e pelo Curso Diocesano de Teologia. O evento é gratuito e aberto ao público. No dia 26, pela manhã, ele falará sobre o mesmo tema ao clero diocesano, durante encontro no Centro Diocesano de Formação.

Anuncie aqui

Dom Cláudio foi nomeado pelo Papa Francisco como relator geral do Sínodo Geral dos Bispos para a Pan-Amazônia, que acontecerá de 6 a 27 de outubro, em Roma. A Assembleia Sinodal ocorrerá após um longo período de preparação de toda a Igreja, por meio de consultas, fóruns, assembleias em níveis locais e internacionais, realizadas no decorrer de 2018 e no primeiro semestre deste ano. “A Assembleia Especial para a Pan-Amazônia é chamada a encontrar novos caminhos para fazer crescer o rosto amazônico da Igreja e também responder às situações de injustiça da região”, diz o Documento Preparatório.

Arcebispo emérito da Arquidiocese de São Paulo, Dom Cláudio também é o atual presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica, que congrega nove países: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Peru, Venezuela, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. É nesta região que está a Pan-Amazônia, importante fonte de oxigênio para toda a Terra, concentrando mais de um terço das florestas primárias do mundo. É uma das maiores reservas de biodiversidade do planeta, abrigando 20% da água doce não congelada.

Dom Cláudio lembra que a Assembleia Sinodal para a Pan-Amazônia foi convocada pelo Papa Francisco, em 2017. “O Sínodo é um ‘caminhar juntos’, escutar, ser inclusivo, respeitar as diferenças e, juntos, nos iluminar uns aos outros”, respondeu o cardeal ao site do Vatican News.

Para frei Marcelo Toyansk Silva Guimarães (OFMCap), animador diocesano do Núcleo de Ecologia Laudato Sì e Animador Nacional da Comissão Justiça, Paz e Integridade, da Criação dos Frades Capuchinhos do Brasil, receber Dom Cláudio na diocese, às vésperas do Sínodo, é uma oportunidade muito especial. “Será um grande momento para entendermos melhor o que foi o processo pré-sinodal de escuta e preparação, que envolveu milhares de pessoas, e tê-lo aqui será a oportunidade de sintonizamos e refletirmos este momento eclesial tão importante para a Igreja, que será aprofundado em Roma, em outubro. É Sínodo de toda Igreja, não somente da Amazônia”, ressalta o frei.

SÍNODO DOS BISPOS – O Sínodo dos Bispos foi instituído por São Paulo VI, em 15 de setembro de 1965, com o Motu Proprio Apostolica Sollicitudo. Sua instituição ocorreu no contexto do Concílio Vaticano II, que, com a Constituição dogmática Lumen Gentium, concentrou-se amplamente na doutrina do episcopado, solicitando a um maior envolvimento dos bispos cum et sub Petro em questões que afetam a Igreja universal.

SÍNODO PARA A PAN-AMAZÔNIA – Em 15 de outubro de 2017, o Papa Francisco convocou a Assembleia Sinodal para a Pan-Amazônia, tendo como finalidade principal “encontrar novos caminhos para a evangelização daquela porção do Povo de Deus, sobretudo dos indígenas, muitas vezes esquecidos e sem a perspectiva de um futuro sereno, e também por causa da crise da floresta Amazônica, pulmão de importância fundamental para o nosso planeta”, reitera o texto de Papa Francisco.

O Sínodo Pan-Amazônico é um grande projeto eclesial, cívico e ecológico que visa superar confins e redefinir as linhas pastorais, adequando-as aos tempos atuais.

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

No primeiro programa do Questão de Saúde Podcast, a Unimed Rio Claro presenteia Rio Claro com a estreia abordando o tema da Relação de Doenças Mentais X Pandemia.

Últimas notícias

Não se Cale: fiscalização começa a partir de abril em estabelecimentos de São Paulo

Capacitação de funcionários para atendimento a mulheres é gratuita e obrigatória; inscrições estão abertas. O Governo de SP alerta que...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Suspeito de assalto morre em confronto com equipe do BAEP durante...

Ação policial resulta em fatalidade após roubo de veículo; BAEP age com precisão em operação de alto risco.   Na noite de 12 de março de...

Cinco irmãos adotados por casal gay em Rio Claro recebem certidão...

Documento encerra com final feliz uma história que teve morte de um dos pais em Rio Claro, ajuda do apresentador da Globo Luciano Huck...

Vinicius Bueno de Moraes Araujo de Oliveira, 19 anos, foi assassinado...

Mais uma vida ceifada pela violência em Rio Claro enquanto autoridades se mobilizam para esclarecer o crime. Na noite deste sábado (9), por volta das...
Anuncie aqui

Baile da Ressaca do Carnaval Rio-clarense: Celebração da Alegria e Solidariedade...

"Última Chance: Garanta seu Abadá e Participe da Festa Beneficente em Apoio ao Lar Bethel" Após o frenesi do Carnaval, o desejo por mais festa...

Celebração dos 51 Anos: CPP de Rio Claro, um Marco na...

Uma Jornada de Dedicação ao Professorado Paulista e um Legado de Serviços e Conquistas. Neste domingo (9), os professores se unem em comemoração aos 51...
Anuncie aqui