Anuncie aqui
Anuncie aqui

Dionísio e a Agenda ESG

Pelo menos duas percepções foram trazidas na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris.

Anuncie aqui

A primeira delas era esperada: artistas são sempre provocativos por natureza, incomodam, enfrentam o sistema, instigam o pensar, o refletir, colocam conceitos e preconceitos sob tensão, geram críticas de todos os vieses, criam movimentos, enfim, chacoalham e aguçam o pensamento humano.

Na seção que homenageava a moda francesa, a representação LGBTQIA+ à frente de uma espécie de banquete foi logo interpretada como sátira à última ceia de Jesus Cristo, rendendo polêmica nas redes e críticas aos organizadores, que afirmaram jamais ter em mente zombar crenças de qualquer natureza, até porque a encenação, segundo disseram, referenciava deuses pagãos do Olimpo na Grécia antiga e o deus Dionísio, numa perspectiva de conscientização do absurdo da violência entre os seres humanos, dos preconceitos e das exclusões, em celebração à tolerância comunitária. No centro da encenação não estaria um Jesus seminu e pintado de azul, mas o deus Dionísio. Outros ainda interpretaram que a cena fazia alusão à Festa dos Deuses e ao deus do vinho e das festividades, uma pintura do holandês Jan Van Bijlert, exposta em museu na França.
Pelo que se viu – e ouviu – até aqui, a mensagem do espetáculo foi a da inclusão, da diversidade, da equidade, em ataque a toda forma de preconceito.
A segunda percepção é a de que, se Paris-24 será marcada pela temática inclusão- diversidade, a agenda ESG (sustentabilidade, social e governança) ganhou mais fôlego. Aliás, esse pensar sobre inclusão e diversidade (além de sustentabilidade) vem do Pacto Global da Organização das Nações Unidas, que visa encorajar empresas a adotar políticas de responsabilidade social corporativa e sustentabilidade. Em 2016 surgiram os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, guia para os países comprometidos com o progresso global até 2030, abrangendo diferentes aspectos do desenvolvimento social, proteção ambiental e crescimento econômico.
Empresas devem agir para alcançar os ODSs, atendendo aos princípios da sigla ESG nas áreas social e de governança, integrando uma estratégia em conformidade com padrões exigidos no mundo. A tendência é o investimento em gestão plural e diversa, incentivando princípios éticos que considerem a diversidade e a inclusão como meio de transformação positiva do ambiente corporativo.
Portanto, a mensagem da organização da Paris 2024 está alinhada com a pressão pública, com o mercado financeiro e os reguladores nacionais e internacionais, cada vez mais responsabilizando as empresas não apenas por suas próprias ações inclusivas e diversas, mas também pelos impactos causados por toda a cadeia em que estão envolvidas.
Quanto mais o consumidor, que é muito diverso por natureza, se vir representado e quanto mais heterogêneo for o grupo na cadeia de criação, produção e vendas, haverá maior capacidade de inovação e crescimento, gerando impacto positivo para todas as partes, resultando em melhor reputação e melhores receitas.
Forte na Paris-2024 e na Agenda ESG, as empresas deverão construir sempre um ambiente inclusivo e diverso, mais justo e responsável.
Aliás, no contexto dessa atmosfera olímpico esportiva, e segundo Ricardo Voltolini (Dinheiro-IstoÉ/maio 2024), bons indicadores empresariais ESG ganham jogos; liderança e cultura ESG ganham campeonatos!

Colaborador: Dr. William Nagib Filho – Advogado

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

Neste episódio especial, abordamos um tema cada vez mais relevante na área da saúde: os desafios e os limites éticos e legais no exercício da medicina. Como as decisões médicas se equilibram entre a legislação vigente e os princípios éticos da profissão? Para aprofundar esse debate, recebemos dois convidados de peso:

👩‍⚕️ Dra. Thais Lussari Portieres – Advogada Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

👨‍⚖️ Dr. Gilson Tadeu Lorezon – Advogado Vice-Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

Descubra como eventos como o simpósio vêm contribuindo para promover o diálogo entre o setor jurídico e a prática médica, e como isso pode impactar o futuro da saúde no Brasil.

Últimas notícias

Fundo Social entrega marmitas para famílias no Jardim Maria Cristina

Entrega faz parte do programa Marmita com Propósito. No início da noite de quinta-feira, 13, dezenas de famílias do Jardim...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Pode isso, Arnaldo?

Por: Willian Nagib Filho No preâmbulo da Constituição Federal consta que os representantes do povo ali reunidos instituíram um Estado Democrático, destinado a assegurar a...

Desfiles, VAR, UESCA….

Sucesso os desfiles das escolas de samba de Rio Claro. Ingressos esgotados, transmissão ao vivo, comércio, hotelaria e gastronomia contentes. Este ano marca a efetiva...

CPP Rio Claro Celebra o Dia do Professor com Confraternização e...

Diretoria e colaboradores se reúnem em um encontro de integração marcado por alegria, união e a apresentação do Coral do CPP.   No último dia 16...
Anuncie aqui

Alcides e Angela Zanellato Prado: 70 anos de um amor que...

Bodas de Vinho celebram uma história de fé, família e eternos laços de amor. Em quatro décadas de jornalismo social, já testemunhei muitas histórias de...

Chá Beneficente encanta convidados e reforça a força da solidariedade

Realizado no Buffet Ideal, o evento promovido pela Rede Rioclarense “Carmem Prudente” e Clube do Siri reuniu charme, boas energias e uma causa nobre...
Anuncie aqui