Anuncie aqui
Anuncie aqui

Dionísio e a Agenda ESG

Pelo menos duas percepções foram trazidas na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris.

Anuncie aqui

A primeira delas era esperada: artistas são sempre provocativos por natureza, incomodam, enfrentam o sistema, instigam o pensar, o refletir, colocam conceitos e preconceitos sob tensão, geram críticas de todos os vieses, criam movimentos, enfim, chacoalham e aguçam o pensamento humano.

Na seção que homenageava a moda francesa, a representação LGBTQIA+ à frente de uma espécie de banquete foi logo interpretada como sátira à última ceia de Jesus Cristo, rendendo polêmica nas redes e críticas aos organizadores, que afirmaram jamais ter em mente zombar crenças de qualquer natureza, até porque a encenação, segundo disseram, referenciava deuses pagãos do Olimpo na Grécia antiga e o deus Dionísio, numa perspectiva de conscientização do absurdo da violência entre os seres humanos, dos preconceitos e das exclusões, em celebração à tolerância comunitária. No centro da encenação não estaria um Jesus seminu e pintado de azul, mas o deus Dionísio. Outros ainda interpretaram que a cena fazia alusão à Festa dos Deuses e ao deus do vinho e das festividades, uma pintura do holandês Jan Van Bijlert, exposta em museu na França.
Pelo que se viu – e ouviu – até aqui, a mensagem do espetáculo foi a da inclusão, da diversidade, da equidade, em ataque a toda forma de preconceito.
A segunda percepção é a de que, se Paris-24 será marcada pela temática inclusão- diversidade, a agenda ESG (sustentabilidade, social e governança) ganhou mais fôlego. Aliás, esse pensar sobre inclusão e diversidade (além de sustentabilidade) vem do Pacto Global da Organização das Nações Unidas, que visa encorajar empresas a adotar políticas de responsabilidade social corporativa e sustentabilidade. Em 2016 surgiram os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, guia para os países comprometidos com o progresso global até 2030, abrangendo diferentes aspectos do desenvolvimento social, proteção ambiental e crescimento econômico.
Empresas devem agir para alcançar os ODSs, atendendo aos princípios da sigla ESG nas áreas social e de governança, integrando uma estratégia em conformidade com padrões exigidos no mundo. A tendência é o investimento em gestão plural e diversa, incentivando princípios éticos que considerem a diversidade e a inclusão como meio de transformação positiva do ambiente corporativo.
Portanto, a mensagem da organização da Paris 2024 está alinhada com a pressão pública, com o mercado financeiro e os reguladores nacionais e internacionais, cada vez mais responsabilizando as empresas não apenas por suas próprias ações inclusivas e diversas, mas também pelos impactos causados por toda a cadeia em que estão envolvidas.
Quanto mais o consumidor, que é muito diverso por natureza, se vir representado e quanto mais heterogêneo for o grupo na cadeia de criação, produção e vendas, haverá maior capacidade de inovação e crescimento, gerando impacto positivo para todas as partes, resultando em melhor reputação e melhores receitas.
Forte na Paris-2024 e na Agenda ESG, as empresas deverão construir sempre um ambiente inclusivo e diverso, mais justo e responsável.
Aliás, no contexto dessa atmosfera olímpico esportiva, e segundo Ricardo Voltolini (Dinheiro-IstoÉ/maio 2024), bons indicadores empresariais ESG ganham jogos; liderança e cultura ESG ganham campeonatos!

Colaborador: Dr. William Nagib Filho – Advogado

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

Dr. Nelmer Rodrigues conversa com Dr. Alexandre Viviani - Cardiologista e também o Dr. Sérgio Antonio Pezzoti - Cardiologista falando sobre o tema "As Doenças do Coração".

Últimas notícias

Após denúncia em veículo de comunicação, Polícia Civil identifica autor de série de furtos no bairro Copacabana

Comerciante que foi alvo de mais de seis furtos em 15 dias não registrou boletim de ocorrência, mas imagens...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Execução brutal: jovem é morto com mais de 60 disparos dentro...

Vítima de 25 anos, com passagens criminais, foi surpreendida por grupo fortemente armado; criminosos invadiram residência, dispararam fuzis e roubaram celulares da família. Um homicídio...

ROCAM captura foragido com dois mandados de prisão no Centro de...

Condenado com diversas passagens pela polícia foi detido na tarde de segunda-feira durante patrulhamento; ele permaneceu preso à disposição da Justiça. Na tarde de segunda-feira...

Partida de futebol entre adolescentes termina em tumulto e tentativa de...

Confronto entre jogadores evoluiu para briga entre familiares; cinco pessoas ficaram feridas e mulher tentou atingir jovem com o carro Uma partida de futebol entre...
Anuncie aqui

Desfiles, VAR, UESCA….

Sucesso os desfiles das escolas de samba de Rio Claro. Ingressos esgotados, transmissão ao vivo, comércio, hotelaria e gastronomia contentes. Este ano marca a efetiva...

Frio histórico atinge Rio Claro e região com temperaturas negativas e...

Termômetros registram -0,5°C em Rio Claro e -2,8°C em Corumbataí; produtores rurais relatam prejuízos e consumidores podem sentir impactos nos próximos dias. Por: Ana Murbach A...
Anuncie aqui