Anuncie aqui
Anuncie aqui

Dionísio e a Agenda ESG

Pelo menos duas percepções foram trazidas na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris.

Anuncie aqui

A primeira delas era esperada: artistas são sempre provocativos por natureza, incomodam, enfrentam o sistema, instigam o pensar, o refletir, colocam conceitos e preconceitos sob tensão, geram críticas de todos os vieses, criam movimentos, enfim, chacoalham e aguçam o pensamento humano.

Na seção que homenageava a moda francesa, a representação LGBTQIA+ à frente de uma espécie de banquete foi logo interpretada como sátira à última ceia de Jesus Cristo, rendendo polêmica nas redes e críticas aos organizadores, que afirmaram jamais ter em mente zombar crenças de qualquer natureza, até porque a encenação, segundo disseram, referenciava deuses pagãos do Olimpo na Grécia antiga e o deus Dionísio, numa perspectiva de conscientização do absurdo da violência entre os seres humanos, dos preconceitos e das exclusões, em celebração à tolerância comunitária. No centro da encenação não estaria um Jesus seminu e pintado de azul, mas o deus Dionísio. Outros ainda interpretaram que a cena fazia alusão à Festa dos Deuses e ao deus do vinho e das festividades, uma pintura do holandês Jan Van Bijlert, exposta em museu na França.
Pelo que se viu – e ouviu – até aqui, a mensagem do espetáculo foi a da inclusão, da diversidade, da equidade, em ataque a toda forma de preconceito.
A segunda percepção é a de que, se Paris-24 será marcada pela temática inclusão- diversidade, a agenda ESG (sustentabilidade, social e governança) ganhou mais fôlego. Aliás, esse pensar sobre inclusão e diversidade (além de sustentabilidade) vem do Pacto Global da Organização das Nações Unidas, que visa encorajar empresas a adotar políticas de responsabilidade social corporativa e sustentabilidade. Em 2016 surgiram os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, guia para os países comprometidos com o progresso global até 2030, abrangendo diferentes aspectos do desenvolvimento social, proteção ambiental e crescimento econômico.
Empresas devem agir para alcançar os ODSs, atendendo aos princípios da sigla ESG nas áreas social e de governança, integrando uma estratégia em conformidade com padrões exigidos no mundo. A tendência é o investimento em gestão plural e diversa, incentivando princípios éticos que considerem a diversidade e a inclusão como meio de transformação positiva do ambiente corporativo.
Portanto, a mensagem da organização da Paris 2024 está alinhada com a pressão pública, com o mercado financeiro e os reguladores nacionais e internacionais, cada vez mais responsabilizando as empresas não apenas por suas próprias ações inclusivas e diversas, mas também pelos impactos causados por toda a cadeia em que estão envolvidas.
Quanto mais o consumidor, que é muito diverso por natureza, se vir representado e quanto mais heterogêneo for o grupo na cadeia de criação, produção e vendas, haverá maior capacidade de inovação e crescimento, gerando impacto positivo para todas as partes, resultando em melhor reputação e melhores receitas.
Forte na Paris-2024 e na Agenda ESG, as empresas deverão construir sempre um ambiente inclusivo e diverso, mais justo e responsável.
Aliás, no contexto dessa atmosfera olímpico esportiva, e segundo Ricardo Voltolini (Dinheiro-IstoÉ/maio 2024), bons indicadores empresariais ESG ganham jogos; liderança e cultura ESG ganham campeonatos!

Colaborador: Dr. William Nagib Filho – Advogado

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

No primeiro programa do Questão de Saúde Podcast, a Unimed Rio Claro presenteia Rio Claro com a estreia abordando o tema da Relação de Doenças Mentais X Pandemia.

Últimas notícias

Incêndio em Plantação de Cana na SP-191 Provoca Bloqueio da Rodovia e Mobiliza Equipes de Emergência

Fogo às margens da Rodovia Irineu Penteado gera fumaça densa e interdição temporária do tráfego; estado de São Paulo...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Tradicional Quermesse de Santa Cruz anima Rio Claro com música e...

A festa em louvor à Santa Cruz acontece em todos os finais de semana de setembro, com comidas típicas, música ao vivo e muita...

Pode isso, Arnaldo?

Por: Willian Nagib Filho No preâmbulo da Constituição Federal consta que os representantes do povo ali reunidos instituíram um Estado Democrático, destinado a assegurar a...

Madureira Música e Bar Reabre em Grande Estilo com Tributo às...

Reinauguração do bar mais animado de Rio Claro acontece nesta sexta, 6 de setembro, com show de Kalu Fiório e Flávio Guilherme.   Depois de dois...
Anuncie aqui

Fim dos Cambistas?

Você, pobre mortal, tenta comprar um ingresso para grandes shows musicais ou jogos esportivos e não consegue! Se for compra virtual em poucos minutos...

Thiago Tironi Portes inaugura TP Produções com soluções criativas e imersivas...

Com formação em Marketing e pós-graduação na Espanha, Thiago Tironi Portes lidera nova produtora focada em transformar ideias em experiências visuais impactantes. A TP Produções,...
Anuncie aqui