Iniciativa procura alertar as pessoas sobre a importância de identificar a doença logo em seu início, o que facilita o tratamento.
Com o objetivo de conscientizar seus usuários sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoces contra hanseníase, a Eixo SP Concessionária de Rodovias aderiu ao Janeiro Roxo. Por meio de mensagens nos PMVs (painéis de mensagens eletrônicas), ao longo do trecho sob concessão, a Concessionária procura alertar os seus usuários para que procurem um médico caso percebam a presença de manchas suspeitas na pele. A campanha é realizada em parceria com a ARTESP – Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo e a Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH).
As mensagens de alerta serão exibidas nos 23 painéis eletrônicos instalados nos 1.221 quilômetros de rodovias da Eixo SP que abrangem as regiões de Rio Claro, São Carlos, Piracicaba, Jaú, Bauru, Marília, Assis e Presidente Prudente. A campanha “Todos Contra a Hanseníase: manchas na pele, procure um médico” seguirá até o dia 31 deste mês.
De acordo com a SBH, todos os anos, são diagnosticados cerca de 30 mil novos casos da doença no Brasil. Esse número coloca o país em segundo lugar no ranking dos que mais notificam a hanseníase, atrás apenas da Índia. O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento.
Sintomas
A hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa, transmitida por um bacilo, curável e o tratamento é gratuito. O Bacilo de Hansen, como é conhecido, afeta os nervos e o doente pode apresentar manchas avermelhadas ou esbranquiçadas na pele. Em algumas partes do corpo, a pessoa pode sentir dormência, fisgadas ou formigamentos. Além disso, pode perder ou ter diminuição de sensibilidade ao toque, ao frio ou calor e à dor. Em tratamento regular, o paciente não transmite a doença e pode conviver normalmente com colegas de trabalho, escola, amigos ou familiares.