Anuncie aqui

Esse tal “ZapZap”

Se o uso do WhatsApp facilita muito a vida dos usuários, ao mesmo tempo tem escancarado um leque imenso de ocorrências que repercutem na vida forense.

Alguns recentes episódios evidenciam o quão importante se tornou o tema para os operadores do Direito, especialmente para os advogados das vítimas desse universo digital que se divide em ambiente real de difusão, de um lado, e fake news, de outro.

Sobre o círculo das mensagens verdadeiras, por exemplo, e quanto à responsabilidade civil de quem viola o direito de outro e o consequente dever de indenizar a vítima de um dano material ou moral, os pais de um jovem, à época menor de idade, que divulgou fotos íntimas da ex-namorada por meio do Zap, terão que arcar com os custos de uma indenização por danos morais no valor de R$ 15 mil à garota (decisão da 9ª Câmara de Direito Privado do TJSP). O aplicativo serviu para compartilhamento de fotos íntimas da moça após o fim do relacionamento, exposição que repercutiu em transtornos psicológicos na vítima.

Raramente os menores terão patrimônio próprio para responder (total ou solidariamente com os pais), daí porque aplicada a regra geral da responsabilização dos genitores pelos atos danosos dos filhos menores.

Anuncie aqui

Noutro julgamento, agora do Tribunal do Rio Grande do Sul, mãe e filha denegridas moralmente num grupo de Whatsapp foram indenizadas por danos morais. Ex-colega de faculdade da mãe enviou fotos para um grupo no aplicativo, agregando mensagens com conotação sexual, palavras de baixo calão e alusão a suposto relacionamento amoroso com a mãe e que a filha também estaria interessada nele! Claras as ofensas à honra e à imagem, piorando o cenário o fato de que uma das vítimas tinha, à época das postagens, 14 anos.

Outra decisão, agora de âmbito criminal envolvendo o uso Zap numa hipótese bem diferente, o TJ do Rio Grande do Sul considerou que a divulgação e comemoração da vida bandida de um acusado da prática de crimes aumentam a sua pena pelos delitos a ele atribuídos, como tráfico de drogas, posse ilegal de arma e receptação. Segundo o julgamento, a finalidade desse tipo de postagem via Zap, feita pelo próprio acusado, é enaltecer a popularidade e a coragem decorrente de estilo de vida ligado à violência e à criminalidade, celebração estética da vida bandida que negativa a conduta social e justifica aumentar o seu tempo de prisão. O seu comportamento “digital” criou situação que prejudicou a sua própria defesa.

Saindo um pouco do universo das publicações verdadeiras (e identificáveis os seus autores) e focando agora na esfera das fake News via Zap, o trabalho dos advogados é bem mais complicado. Disseminadas por meio de página falsa e robôs disparadores, pessoas reais ficam vulneráveis e compartilham informações; como os responsáveis pelas fake News atuam, geralmente, numa região da web que é oculta para a grande maioria dos usuários, não é fácil identificá-los e, consequentemente, puni-los.

A retirada do que é falso (a prova é sempre complicada de se fazer no âmbito do processo) e o combate a essa ferramenta desastrosa motivou o Projeto de Lei nº 113/2020, exigindo que sites como o WhatsApp recolham o número do CPF de pessoas físicas ou CNPJ no ato do cadastramento do interessado, mudança legislativa essa que, se for aprovada, impedirá a criação de perfis falsos nas redes sociais e, por consequência, a disseminação de fake news.

A falta de lei específica que sirva para coibir a criação desses perfis dificulta a identificação de quem produz e compartilha notícias mentirosas, o que acaba estimulando a disseminação, complicando a atuação dos advogados das vítimas quando buscam a remoção do falso e formulam pedidos indenizatórios.

Ainda no ambiente das fakes, o último golpe é a promessa de material escolar para quem é beneficiário do “Bolsa Família”. O usuário é convidado a clicar em um link e responder perguntas para ter direito a receber um benefício para compra de material escolar, desde que compartilhe o falso link com todos os seus contatos do Zap. Para onde vão as informações e dados e o que farão com elas é uma incógnita.

O “ZapZap” é, sem dúvida, um universo digital misterioso e imensurável, com incalculáveis consequências e embates jurídicos.

William Nagib Filho – Advogado, é Conselheiro da OAB/SP

Anuncie aqui

Mais artigos do autor

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Curta nossa página no Facebook

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Outros artigos

Falta galo no terreiro

"Terreiro que não tem galo quem canta é frango e franguinha", ensina um trecho da letra de "A Vaca Já Foi Pro Brejo", legítimo...

Bastidores da Política

PEREIRINHA QUER EMPRÉSTIMO Em fevereiro de 2019, depois de um bombardeio de críticas dos vereadores da oposição, o então prefeito Juninho (DEM) retirou da Câmara...

Segmento “turbulento”

Anuncie aqui

Mais notícias

Encontro em Rio Claro reúne 14 fundos sociais

No evento foi discutida a criação de um conselho regional dos fundos sociais. Representantes de 14 municípios participaram nesta quarta-feira (24) em Rio Claro do...

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 72 milhões

As apostas podem ser feitas até as 19h, horário de Brasília. As seis dezenas do concurso 2.714 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h...