Anuncie aqui
Anuncie aqui

Febre maculosa é tema de atividade com agentes de endemias

Profissionais aperfeiçoaram conhecimentos para orientações à comunidade.

Nesta Semana de Prevenção à Febre Maculosa, de 19 a 23 de setembro, profissionais do Centro de Controle de Zoonoses participaram de evento promovido pelo governo estadual para atualização de informações sobre o assunto. O evento teve como tema “A Febre Maculosa em tempo e espaço, determinando alertas”.

Anuncie aqui

As orientações recebidas nesta palestra foram compartilhadas pelos profissionais participantes com os agentes de controle de endemias, que atuam diretamente no atendimento à comunidade. Na atividade os agentes acompanharam palestra e participaram de bate-papo em que puderam sanar dúvidas e trocar experiências. Desta maneira os profissionais aperfeiçoaram os conhecimentos para orientar a comunidade sobre a febre maculosa e sua prevenção. Em 2021, Rio Claro teve um caso confirmado de febre maculosa e, em 2022, nenhum caso. Não houve óbitos.

A febre maculosa é uma doença febril aguda causada por uma bactéria transmitida às pessoas por meio do carrapato Amblyomma Sculpitumou Dubitatum, popularmente conhecidos como “carrapato estrela”, “carrapato de cavalo” ou “rodoleiro”. O micuim (larva do carrapato) também pode transmitir a doença.

Ao ter contato com o parasita e início dos sintomas, é fundamental que se procure um médico imediatamente e o informe sobre o contato e, se for o caso, que frequentou áreas de risco, como matas, sítios, campos de várzea, pesqueiros, cachoeiras, parques e florestas.

Para haver transmissão da doença, o carrapato infectado precisa ficar pelo menos quatro horas fixado na pele das pessoas. Não existe transmissão da doença de uma pessoa para outra.

Os primeiros sintomas aparecem de dois a quatorze dias depois da picada. Na maioria dos casos, sete dias depois.A doença começa com sintomas semelhantes aos de outras infecções, incluindo febre alta, dor no corpo, dor da cabeça, inapetência, desânimo. Depois, aparecem pequenas manchas avermelhadas, as máculas, que crescem e tornam-se salientes, constituindo as maculopápulas.

A erupção cutânea é generalizada e manifesta-se também na palma das mãos e na planta dos pés. O diagnóstico é realizado com exame específico. A febre maculosa brasileira tem cura desde que o tratamento com seja introduzido nos primeiros dois ou três dias.

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

Dr. Nelmer Rodrigues conversa com Dr. Alexandre Viviani - Cardiologista e também o Dr. Sérgio Antonio Pezzoti - Cardiologista falando sobre o tema "As Doenças do Coração".

Últimas notícias

“Se ela não for minha, não será de mais ninguém”: Polícia resgata mulher grávida em cárcere privado em Itirapina

Jovem de 20 anos foi mantida sob ameaça com arma branca por ex-companheiro que a levou a várias cidades;...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Com emoção e gratidão, Associação das Senhoras de Rotarianos de Rio...

Sob o lema “Unidos para Fazer o Bem”, Deisenete Galvani assume a presidência da entidade, sucedendo Daiane Altarni, que encerrou seu mandato com importantes...

Desfiles, VAR, UESCA….

Sucesso os desfiles das escolas de samba de Rio Claro. Ingressos esgotados, transmissão ao vivo, comércio, hotelaria e gastronomia contentes. Este ano marca a efetiva...

Júnior Hartung abre temporada do show “Do Meu Jeito” com casa...

Com direito a iluminação cênica, painel de LED e participações especiais, Júnior Hartung transforma o BR11 Botequim em palco de uma verdadeira celebração da...
Anuncie aqui

Júnior Hartung encanta plateia com “Uma Noite no Pantanal” e anuncia...

O último dia 28 de junho, entrou para a história cultural de Rio Claro. Com ingressos esgotados uma semana antes e lotação máxima no...

Trump, ESG e Sísifo

Trump dá canetadas que deixam o mundo sem saber o que é verdade e o que não é, tumultuando as percepções da imprensa. Flooding...
Anuncie aqui