Anuncie aqui
Anuncie aqui

Fevereiro de 2025 foi o terceiro mais quente da história

Fevereiro de 2025 foi o terceiro mais quente da história, com temperaturas globais alarmantes e 19 meses seguidos acima de 1,5°C em relação à era pré-industrial.

O mês de fevereiro de 2025 entrou para a história como o terceiro mais quente já registrado globalmente, de acordo com os dados da reanálise ERA5 do Copernicus Climate Change Service (C3S). As temperaturas médias seguiram muito acima do normal climatológico, reforçando a persistência do aquecimento global e os impactos das mudanças climáticas ao redor do planeta.

Anuncie aqui

Em comparação com a média de 1991-2020, fevereiro foi 0,63°C mais quente, atingindo uma temperatura média global de 13,36°C. Esse valor ficou apenas 0,18°C abaixo do recorde absoluto de fevereiro de 2024 e 0,03°C acima de fevereiro de 2020, mostrando que a tendência de calor extremo continua. Em relação ao período pré-industrial (1850-1900), a temperatura foi 1,59°C superior, um indicativo claro de que as mudanças climáticas continuam a impulsionar recordes de aquecimento.

Além disso, fevereiro de 2025 foi o 19º mês dentro de um período de 20 meses consecutivos em que a temperatura global ficou acima de 1,5°C em relação ao nível pré-industrial. Durante essa sequência, 13 desses meses registraram temperaturas entre 1,58°C e 1,78°C acima da média pré-industrial, evidenciando a escala e a persistência desse aquecimento.

O verão de 2025 foi um dos mais quentes já registrados

O verão de 2025, que abrange os meses de dezembro de 2024 a fevereiro de 2025, também foi um dos mais quentes da história. A temperatura média do trimestre ficou 0,73°C acima da normal climatológica de 1991-2020, tornando-se a segunda mais alta já registrada, apenas 0,05°C abaixo do recorde estabelecido no verão de 2024. Mesmo sem um evento El Niño forte em atuação neste período, os valores seguem extremamente elevados, reforçando que outros fatores estão impulsionando o aumento das temperaturas globais.

Nos últimos 12 meses, de março de 2024 a fevereiro de 2025, a temperatura global média ficou 0,71°C acima da normal climatológica e 1,59°C acima dos níveis pré-industriais. Esse valor ficou apenas 0,05°C abaixo do recorde absoluto registrado nos 12 meses encerrados em junho, julho e agosto de 2024. Esse período de aquecimento extremo superou amplamente os picos anteriores observados durante 2015/16 e 2019/20, quando as médias estavam cerca de 0,46°C acima da normal de 1991-2020.

Figura 1- Anomalias de temperatura média global do ar em relação à média de 1991-2020 para cada verão (dezembro do ano anterior a fevereiro do ano atual) de 1979 a 2025. Fonte: ERA5. Crédito: Copernicus Climate Change Service/ECMWF.

Ondas de calor no Ártico e recordes nos Estados Unidos e América do Sul

As anomalias de temperatura em fevereiro de 2025 mostraram padrões extremos em diferentes regiões do planeta. No Ártico, as temperaturas ficaram até 20°C acima da média, resultando no derretimento precoce do gelo marinho. No Canadá, Alasca e centro da Sibéria, o calor também foi intenso, assim como na Argentina, no Chile e no sudoeste dos Estados Unidos e México. Algumas dessas regiões registraram eventos de calor extremo, como recordes de temperatura em Los Angeles, na Califórnia.

Por outro lado, houve algumas áreas com temperaturas abaixo da média. O oeste dos Estados Unidos e o Canadá passaram por uma onda de frio, assim como algumas áreas próximas ao Mar Negro, ao Mar Cáspio e ao Mediterrâneo Oriental. Além disso, partes da China, da Mongólia e da Rússia registraram temperaturas abaixo da normal climatológica, enquanto a Antártica apresentou um padrão misto de áreas mais frias e mais quentes do que o esperado.

Oceanos seguem com temperaturas elevadas

A superfície dos oceanos também seguiu em patamares recordes. A temperatura média da superfície do mar (SST) em fevereiro de 2025 foi de 20,88°C, um valor 0,42°C acima da média de 1991-2020, tornando-se o segundo mais quente já registrado para fevereiro. Embora o Pacífico Equatorial Central tenha mostrado uma leve redução no aquecimento, áreas como o Golfo do México, o Mediterrâneo e as costas da Índia continuaram com temperaturas acima da média.

Figura 2- Temperatura diária da superfície do mar (°C) média sobre os oceanos globais extra-polares (60°S–60°N) para 2023 (laranja claro), 2024 (laranja) e 2025 (vermelho escuro). Todos os outros anos entre 1979 e 2022 são representados por linhas cinzas. A média diária para o período de referência 1991–2020 é mostrada com uma linha cinza tracejada. Fonte: ERA5. Crédito: C3S/ECMWF.

El Niño e La Niña: transição ainda indefinida

A transição do fenômeno El Niño para La Niña ainda não se consolidou. No início de 2025, havia sinais de resfriamento no Pacífico Equatorial, mas, nas últimas semanas, as águas voltaram a se aquecer na porção leste do oceano. Isso indica que a esperada desaceleração do aquecimento global por influência da La Niña pode não acontecer imediatamente.

Conclusão: o alerta para a crise climática continua

Os dados de fevereiro de 2025 reforçam a continuidade da crise climática. O mês foi o terceiro mais quente da história e fez parte de uma sequência de 19 meses consecutivos com temperaturas superiores a 1,5°C em relação à era pré-industrial. O aquecimento persistente dos oceanos, os eventos extremos e o aumento contínuo das temperaturas indicam que os efeitos das mudanças climáticas estão cada vez mais intensos e exigem ações urgentes para a mitigação do problema.

Fonte: Climatempo

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

Dr. Nelmer Rodrigues conversa com Dr. Alexandre Viviani - Cardiologista e também o Dr. Sérgio Antonio Pezzoti - Cardiologista falando sobre o tema "As Doenças do Coração".

Últimas notícias

OAB Rio Claro celebra o Dia do Advogado com programação especial na Casa da Advocacia e Cidadania

Evento reuniu profissionais em um dia de confraternização, homenagens e cuidados especiais. Advogar é lutar pela liberdade, defender direitos e...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Desfiles, VAR, UESCA….

Sucesso os desfiles das escolas de samba de Rio Claro. Ingressos esgotados, transmissão ao vivo, comércio, hotelaria e gastronomia contentes. Este ano marca a efetiva...

Trump, ESG e Sísifo

Trump dá canetadas que deixam o mundo sem saber o que é verdade e o que não é, tumultuando as percepções da imprensa. Flooding...

ACIRC celebra 103 anos com evento prestigiado por autoridades, associados e...

Solenidade em formato brunch reuniu representantes do poder público, empresários, imprensa e membros da comunidade em manhã festiva marcada por homenagens, discursos e confraternização.   Na...
Anuncie aqui

Com emoção e gratidão, Associação das Senhoras de Rotarianos de Rio...

Sob o lema “Unidos para Fazer o Bem”, Deisenete Galvani assume a presidência da entidade, sucedendo Daiane Altarni, que encerrou seu mandato com importantes...

Corpo de homem é encontrado preso em pedra no Córrego da...

Equipe do Canil da GCM foi acionada por transeunte e localizou vítima submersa em área de mata no Jardim Guanabara; Polícia Civil investiga o...
Anuncie aqui