“É preciso preservar a biodiversidade mas também criar mecanismos de geração de emprego e receita via o Ecoturismo nas áreas das unidades de conservação”. A afirmação do secretário estadual do Meio Ambiente Maurício Brusadin foi feita na abertura da Semana Estadual do Meio Ambiente na última segunda-feira, 4/6, no auditório da Câmara de São Paulo.
Ainda sobre a Semana do Meio Ambiente, Brusadin defendeu na conferência com a temática “Direitos da Natureza – Mudanças Climáticas” o incentivo à reciclagem e o combate ao uso das sacolinhas plásticas. “O material reciclado não pode custar mais do que a matéria virgem. Esta é uma das nossas bandeiras dentro das políticas públicas para reforçar o setor”, disse o secretário. “É preciso proibir, de forma definitiva, o uso de sacolinhas plásticas em todo o Estado de São Paulo. Em Rio Claro, cidade aqui representada pelo vereador Julinho Lopes, existe iniciativa via lei em vigência”, detalhou.
Sobre a atenção do governo paulista aos municípios que contam com unidades de conservação, Brusadin defendeu a apresentação de projetos para que o Ecoturismo possa ganhar força e se tornar realidade dentro do conjunto de ações que compõem a Agenda Ambiental.
O secretário confirmou que nesta época de seca, equipamentos estão sendo entregues para que as cidades tenham condições de agir sempre que necessário. “Rio Claro vai receber nos próximos dias um caminhão pipa. Este investimento, do governo paulista, reflete o trabalho sério desenvolvido na Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade, a Feena, uma das principais áreas verdes que temos em nosso território de atuação”, enfatizou.
No encerramento, o vereador de São Paulo Gilberto Natalini agradeceu a presença de parlamentares de mais de 20 cidades no evento e declarou: “Não podemos tirar recursos e devolver dejetos à Natureza. O planeta chegou num momento que não tem mais como suportar tal situação”, finalizou.
Além de Julinho Lopes, Rio Claro também esteve representada no evento pelo secretário municipal de Meio Ambiente Ricardo Gobbi.