Comerciantes e moradores da região central se beneficiam com o novo programa de segurança comunitária da Guarda Civil Municipal
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Rio Claro acaba de lançar o Grupo de Vizinhança Solidária na região central, um programa inovador que visa reforçar a segurança comunitária ao conectar comerciantes, moradores e a corporação em uma rede colaborativa. Através de um grupo no aplicativo WhatsApp, a população local poderá comunicar ocorrências em tempo real, receber alertas e compartilhar informações relevantes diretamente com a GCM, promovendo uma resposta mais rápida e eficiente.
Com essa nova estratégia, comerciantes e moradores estarão diretamente envolvidos na vigilância e proteção do bairro, podendo reportar atividades suspeitas, com o envio de fotos e vídeos, para que a GCM possa agir prontamente. Além de proporcionar maior sensação de segurança, o programa fortalece os laços comunitários, gerando um ambiente de cooperação mútua, onde todos contribuem para o bem-estar coletivo.
O grupo tem como objetivo combater crimes como furtos, vandalismos e outros tipos de infração que afetam a área central, especialmente durante a noite e em feriados, quando o comércio está fechado. “Agora estamos mais conectados e atentos. Essa parceria com a comunidade nos permitirá atuar de forma mais preventiva e eficiente”, afirmou Rodrigo Servidoni, comandante da GCM.
Desde que assumiu o posto em abril, Servidoni implementou diversas ações voltadas para a segurança da população, como o aumento dos patrulhamentos motorizados e a pé, o retorno da Patrulha Escolar e a criação de uma base fixa no Terminal Rodoviário, que funciona 24 horas por dia. Além disso, o Grupamento Ciclístico e as patrulhas ambientais e de trânsito têm intensificado suas ações, resultando na prisão de mais de 40 indivíduos, apreensão de quatro armas de fogo e recolhimento de dezenas de veículos irregulares e produtos de furto.
O sucesso inicial do Grupo de Vizinhança Solidária na região central já levou à criação de outro grupo específico para os comerciantes e funcionários do Terminal Rodoviário, e a expectativa é de que o modelo seja expandido para outros bairros e centros comerciais de Rio Claro.
Os comerciantes e moradores interessados em aderir ao grupo podem procurar a Secretaria da Guarda Civil Municipal de segunda a sexta-feira, nos horários das 08h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, para realizar o cadastro.
Tags:
#GuardaCivilMunicipal #SegurançaComunitária #VizinhançaSolidária #RioClaro #SegurançaPublica #ComerciantesRioClaro #Colaboração