Patrulha de Proteção Animal e Canil Municipal atuam após denúncia de condições deploráveis em residência no Jardim Independência.
Na tarde da última sexta-feira, dia 15/12/2023, a Guarda Civil de Rio Claro mobilizou a Patrulha de Proteção Animal em conjunto com o Canil Municipal em uma operação de resgate que resultou na retirada de um cão e uma ave de situações de maus-tratos em uma residência localizada na Rua M-14, no Jardim Independência.
Após receber uma denúncia contundente de maus-tratos a animais, a equipe da Guarda Civil prontamente compareceu ao local dos fatos por volta das 13:47 h. A tutora dos animais autorizou a entrada da equipe, acompanhada por uma Médica Veterinária e funcionários do Canil Municipal, para verificar as condições dos animais.
Ao adentrar a residência, as equipes constataram que os animais, um cão macho sem raça definida, aproximadamente com um ano de idade, e uma maitaca, ave silvestre conhecida popularmente como maritaca, encontravam-se em condições debilitadas. A falta de água, alimentação adequada e um ambiente com proteção contra sol e chuva eram evidentes.
A tutora alegou estar providenciando uma mudança de residência e desconhecia o destino final dos animais. Diante da situação, os animais foram prontamente recolhidos ao Canil Municipal, onde receberão os cuidados necessários para sua recuperação.
A tutora não escapou das devidas responsabilidades legais. Além de receber autos de infração por manter o cão preso em corda curta, não possuir a carteira de vacinação do animal e criar a ave silvestre sem a devida autorização do órgão competente, a ocorrência foi apresentada no Plantão Policial. Um Boletim de Ocorrência/Prisão em Flagrante por Maus-tratos a Animais foi registrado, colocando a tutora sob investigação criminal.
A Guarda Civil reforça a importância da colaboração da população por meio de denúncias para a preservação do bem-estar animal e reitera seu compromisso em combater práticas de maus-tratos na cidade.
Para denúncias de maus-tratos ou situações similares, a população pode entrar em contato com a Guarda Civil através do telefone 0800 771 1532.