Parte dos investidores começa a considerar uma vitória do deputado já no primeiro turno
O mercado brasileiro registra mais um dia de euforia após os dados da pesquisa Datafolha confirmarem o cenário mais favorável para Jair Bolsonaro (PSL) na corrida eleitoral apontado pelo Ibope. Parte dos investidores começa a considerar uma vitória do deputado já no primeiro turno, que ocorre no domingo (7). Ações da Petrobras (PETR4 +8,67%; PETR3 +6,74%) disparam com otimismo e Suzano (SUZB3 -3,75%) derrete com queda do dólar.
Às 10h31 (horário de Brasília), o Ibovespa subia 3,64%, a 84.586 pontos. O contrato de dólar futuro com vencimento em novembro tinha queda de 2,70%, cotado a R$ 3,844, e o dólar comercial caía 2,67%, para R$ 3,829.
Datafolha foi divulgado na noite de ontem e mostrou Jair Bolsonaro (PSL) subindo de 28% para 32%, enquanto Fernando Haddad (PT) oscilou para baixo, passando de 22% para 21%. A diferença entre os dois chegou a 11 pontos percentuais. No Ibope de ontem, a diferença era de 10 pontos, com o deputado do PSL chegando a 31%, contra 21% do petista. Considerando-se apenas os votos válidos, Bolsonaro tem 38% ante 25% de Haddad. Para se eleger no primeiro turno, são necessários 50% mais um.
No terceiro lugar, e cada vez mais distantes, aparecem empatados tecnicamente Ciro Gomes (PDT), que manteve o patamar de 11% das intenções, e Geraldo Alckmin (PSDB) que voltou a oscilar para baixo, saindo de 10% para 9%.
Bolsonaro não só aumentou sua liderança, como vê sua situação em eventuais cenários de segundo turno melhorar. Contra Haddad, seu principal concorrente, o Datafolha agora coloca o deputado numericamente à frente do petista, 44% x 42%, mas ainda empatado tecnicamente.
Os investidores seguem ainda na expectativa da divulgação de nova pesquisa Ibope prevista para esta noite.
O Ibovespa Futuro é um bom termômetro de como será o pregão, mas nem sempre prevê adequadamente movimentos na Bolsa a partir do sino de abertura
Para maiores informações sobre o mercado internacional acesse, a InfoMoney