Anuncie aqui
Anuncie aqui

Prefeito exonera secretária após denúncia de injúria racial e abuso de autoridade

Pressionado por vereadores e diante da repercussão pública, Gustavo Perissinotto afasta Caroline Gomes do comando da Secretaria de Desenvolvimento Social

A gestão do prefeito Gustavo Perissinotto (PSD) enfrentou mais um momento delicado deste mandato nessa segunda-feira (16), quando foi publicada no Diário Oficial a exoneração de Caroline Gomes Ferreira de Mello (Podemos) do cargo de secretária municipal do Desenvolvimento Social. A medida foi tomada após fortes pressões políticas e grande repercussão de uma denúncia do Ministério Público que aponta Carol Gomes por injúria racial e abuso de autoridade contra um trabalhador negro.

Anuncie aqui

A decisão do prefeito foi precedida por uma sessão marcada por discursos incisivos na Câmara Municipal. Em uma rara demonstração de unanimidade, os vereadores aprovaram moção de repúdio apresentada por Elias Custódio (PSD), Eric Tatu (PSD) e Sivaldo Faísca (PL), recebendo a assinatura de todos os demais parlamentares. Tatu ainda protocolou uma segunda moção em nome do presidente da escola de samba Grasifs A Voz do Morro, Ari Rios, em solidariedade ao trabalhador envolvido na denúncia.

“Estamos falando de uma acusação extremamente grave, contra uma ex-vereadora que teria humilhado um trabalhador negro no exercício de sua função. Racismo é crime, não é opinião. E abuso de autoridade não pode jamais ser confundido com prerrogativa do cargo público”, afirmou Tatu durante a sessão, pedindo uma posição firme do Legislativo.

O vereador Moisés Marques (PL) também cobrou o afastamento imediato da secretária e apresentou requerimento solicitando providências ao chefe do Executivo. Já Sivaldo Faísca, que preside a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, pediu que os envolvidos no caso sejam convocados para prestar esclarecimentos formais.

Em paralelo, Elias Custódio apresentou projeto de lei que trata sobre o combate ao abuso de autoridade no serviço público. “Esse tipo de conduta precisa ser combatido com rigor. Já vivi situação semelhante e, até hoje, sigo esperando respostas. Não se pode admitir esse tipo de postura de quem ocupa cargo público”, declarou.

Diversos vereadores se pronunciaram. Val Demarchi (PL) criticou o fato de o servidor vítima da suposta injúria ter sido exonerado dias após o ocorrido. “É preciso dar exemplo. Em pleno século XXI, é inaceitável que episódios como esse ainda ocorram”, disse.

Rafael Andreeta (Republicanos) endossou os pedidos de afastamento, classificando a denúncia como um “erro gravíssimo” e reforçou a necessidade de responsabilização. A sessão teve ampla participação popular, com a presença de membros da comunidade negra, reforçando o clamor por justiça e respeito.

Com a exoneração, o governo municipal tenta conter os danos de uma crise política que expôs, mais uma vez, a importância de valores como respeito, igualdade e ética no serviço público.

Assista à sessão da Câmara na íntegra!
Quer acompanhar todos os detalhes da discussão que levou à exoneração da secretária municipal? A sessão foi marcada por importantes manifestações em defesa dos direitos humanos, igualdade racial e ética no serviço público.

Assista agora no canal oficial da Câmara Municipal no YouTube:

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

Dr. Nelmer Rodrigues conversa com Dr. Alexandre Viviani - Cardiologista e também o Dr. Sérgio Antonio Pezzoti - Cardiologista falando sobre o tema "As Doenças do Coração".

Últimas notícias

CIESP SOLICITA ZELADORA NO DISTRITO INDUSTRIAL

Diretoria Regional do CIESP em Rio Claro se reuniu na manha dessa terça-feira, dia 15, para solicitar do Poder...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Polícia Militar prende mulher ligada à facção Comando Vermelho em Rio...

Durante ação do 10º BAEP, suspeita foi flagrada com arma escondida em veículo; ela é companheira de líder do “Bonde do Magrelo”, grupo responsável...

Colisão Frontal na SP-127 Deixa Duas Vítimas Fatais em Piracicaba

Veículos colidiram de frente após um deles invadir o sentido contrário da pista na madrugada deste sábado (12); ambos os condutores morreram no local A...

Despedida a Sérgio Antônio Ortiz: GCM de Rio Claro morre aos...

Servidor público exemplar e muito querido pela comunidade, Sérgio será velado nesta quarta-feira (9), das 13h30 às 16h30, no Velório Municipal. A Corporação da Guarda...
Anuncie aqui

Júnior Hartung encanta plateia com “Uma Noite no Pantanal” e anuncia...

O último dia 28 de junho, entrou para a história cultural de Rio Claro. Com ingressos esgotados uma semana antes e lotação máxima no...

Desfiles, VAR, UESCA….

Sucesso os desfiles das escolas de samba de Rio Claro. Ingressos esgotados, transmissão ao vivo, comércio, hotelaria e gastronomia contentes. Este ano marca a efetiva...
Anuncie aqui