Anuncie aqui
Anuncie aqui

Rede municipal de saúde intensifica em janeiro orientações sobre a hanseníase

Janeiro Roxo visa orientar sobre a doença e estimular busca por cuidados médicos em caso de sintomas.

Unidades de saúde de Rio Claro terão foco intensificado em orientações a respeito da hanseníase durante a campanha mundial Janeiro Roxo, voltada à esclarecimentos sobre a doença e seus sintomas.

Anuncie aqui

Serviços de saúde do município vão desenvolver durante este mês rodas de conversa, painéis educativos, orientações em salas de espera e palestras, entre outras atividades de educação em saúde.

Os números da hanseníase em Rio Claro são considerados baixos. Houve sete registros em 2025 e seis em 2024. A Fundação Municipal de Saúde alerta, entretanto, para a possibilidade de existirem casos ocultos a serem diagnósticados.

“Essa é uma das finalidades do Janeiro Roxo, destacar a importância de não se negligenciar sintomas e buscar orientação médica sempre o mais rápido possível em caso de suspeita”, explica o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Marco Aurélio Mestrinel.

Como a hanseníase é uma doença que pode manifestar sinais na pele, geralmente as pessoas dão maior atenção às manchas que são visíveis e mais fáceis de serem identificadas. Porém essa doença é primariamente neurológica. Antes que as manchas apareçam, é possível que haja nervos periféricos afetados levando à dor, inflamação e perda de força muscular.

Os sintomas gerais são dormência ou formigamento de mãos e pés, dor e espessamento ou hipersensibilidade em nervos. Podem ocorrer incapacidades físicas reversíveis ou irreversíveis, inchaço na face ou nos lóbulos das orelhas, ferimentos ou queimaduras indolores nas mãos ou pés.

Já as manchas na pele devido à hanseníase são hipocrômicas (mais claras que o tom da pele) e podem ser esbranquiçadas, avermelhadas ou acastanhadas. Também acarretam perda ou diminuição de sensibilidade térmica, tátil e de dor. Além disso, no local das manchas não há suor e não há presença de pelos.

A hanseníase é uma doença infectocontagiosa. A pessoa que está doente e sem tratamento transmite para os demais do seu convívio ao longo do tempo através das vias respiratórias pela tosse, fala e espirro.

A evolução da doença é muito lenta. Pode levar de dois a cinco anos ou mais para se manifestarem os sinais, e os sintomas podem ser muito discretos principalmente nas fases iniciais da doença.

Em Rio Claro, toda a suspeita de hanseníase, identificada na rede de saúde pública, privada ou filantrópica é encaminhada ao Centro de Especialidade e Apoio Diagnóstico (Cead), da Fundação Municipal de Saúde. Isso porque o tratamento é realizado somente pelo SUS. Os pacientes são acompanhados desde o diagnóstico até a cura e são periodicamente monitorados.

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

Neste episódio especial, abordamos um tema cada vez mais relevante na área da saúde: os desafios e os limites éticos e legais no exercício da medicina. Como as decisões médicas se equilibram entre a legislação vigente e os princípios éticos da profissão? Para aprofundar esse debate, recebemos dois convidados de peso:

👩‍⚕️ Dra. Thais Lussari Portieres – Advogada Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

👨‍⚖️ Dr. Gilson Tadeu Lorezon – Advogado Vice-Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

Descubra como eventos como o simpósio vêm contribuindo para promover o diálogo entre o setor jurídico e a prática médica, e como isso pode impactar o futuro da saúde no Brasil.

Últimas notícias

Quinto mutirão de cirurgias de catarata e pterígio começa dia 17 no CEAD

Tem início no dia 17 de janeiro, no Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico (Cead), o quinto mutirão de...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Fim dos Cambistas?

Você, pobre mortal, tenta comprar um ingresso para grandes shows musicais ou jogos esportivos e não consegue! Se for compra virtual em poucos minutos...

Desfiles, VAR, UESCA….

Sucesso os desfiles das escolas de samba de Rio Claro. Ingressos esgotados, transmissão ao vivo, comércio, hotelaria e gastronomia contentes. Este ano marca a efetiva...

Chineladas (in)consequentes!

A campanha da Havaianas com Fernanda Torres sugere começar 2026 com os dois pés, algo interpretado como mensagem anti-direita. O “filho do capitão” jogou...
Anuncie aqui

Pode isso, Arnaldo?

Por: Willian Nagib Filho No preâmbulo da Constituição Federal consta que os representantes do povo ali reunidos instituíram um Estado Democrático, destinado a assegurar a...

Café Solidário do GACC reúne comunidade em manhã de afeto e...

Evento chega à 13ª edição com artesanato, música e campanha para montagem das Cestas de Natal das famílias assistidas.   O tradicional Café Solidário do GACC...
Anuncie aqui