Descendente de uma família ligada aos rodeios, a “madrinheira” viaja o país participando dos principais rodeios do território nacional.
Sempre que um peão de cavalos cutiano se enrosca na cela do animal ou vai ao chão sem conseguir levantar, são as madrinheiras que socorrem esses atletas. Mas muitas vezes, esses atos de heroísmo cobram um preço. “Hoje não estou muito à vontade porque quebrei três costelas há dez dias, está doendo”, avisa Ana Claudia Garcia, de 39 anos, durante o Limeira Rodeo Music.
O evento teve o primeiro fim de semana realizado nesta sexta-feira (17) e sábado (18), quando também aconteceram as provas da disputa em cavalos cutiano.
Ana Claudia é uma das pioneiras do sexo feminino nessa função. Ela atua desde os 19 anos, mas convive em arenas de rodeio desde que se conhece por gente. “Meu pai tinha comitiva, meus irmãos foram peões. Com três dias já fui em um rodeio com a minha mãe porque a família toda estava lá”, conta.

Mas ser uma madrinheira não foi tão simples. Além de destreza para chegar montada até os atletas caídos ou em apuros, ela também teve que adentrar à força um universo que era quase 100% masculino.
“Quando comecei tinha umas duas ou três (mulheres) só. Por isso incentivo quem quer começar”, diz Ana Claudia.
Ela divide a arena do Limeira Rodeo Music com uma aluna e quase xará: Ana Carolina, de 21 anos. “Ela veio me procurar e eu fiquei feliz em ensinar o que eu sei. Hoje formamos uma dupla”, orgulha-se a professora.
Mas Ana Claudia afirma que nenhuma outra viaja tanto pelo país quanto ela. Cada semana é uma cidade diferente, em que ela vai de motorhome, às vezes dirigindo.
Casada há três anos, essa vida nômade e perigosa ainda não lhe permitiu ser mãe, um sonho que ela adia há muito. “É difícil conciliar. E eu amo o que faço”.
Aliás, pensar no dia que for parar é algo que ela tenta jogar longe. “Um dia não vai dar mais. Já quebrei nariz, braço, vivo dolorida. Um dia vou deixar de ser madrinheira. Mas jamais deixarei os rodeios e o trato com os animais. Isso faz parte do que sou”, avisa.
Provas de montaria
Na noite de sábado aconteceu a final da disputa em cavalos cutiano, com vitória do peão Ari Piovesan, de Piracicaba (SP). Ele somou 173 pontos nas duas noites e deixou outros dez peões para traz. Com a conquista, Piovesan levou um prêmio de R$ 12 mil.

“Foi uma vitória importante, pois trata-se do primeiro grande rodeio do ano. Tomara que a sorte continue”, comemorou Piovesan ao final da disputa, que teve um final emocionante, já que até a última montaria o título pertencia a Wilson Bezerra.
Veja a classificação geral em cavalos cutianos:
Ari Piovesan – 173 pontos
João Conceição – 160,95 pontos
Wilson Bezerra – 86,5 pontos
José Leandro – 84,75 pontos
José Henrique – 84,25 pontos
Programação
O segundo fim de semana do Limeira Rodeo Music acontece a partir da próxima sexta-feira (24). Confira a programação de shows:
24 de março
Luan Santana
Ícaro & Gilmar
25 de março
Matheus & Kauan
Dennis DJ
Como comprar ingressos
Os ingressos podem ser comprados em pontos de venda ou pela internet (clique aqui). No site é possível visualizar o mapa dos setores e escolher a categoria de ingresso que deseja comprar.
Arena/arquibancada
Pista premium
Camarote privilege
Camarote golden open bar
Os valores podem aumentar dependendo do dia escolhido e do lote do ingresso. Também há opção de comprar o Passaporte, que dá direito a todos os dias do evento.
Por Luciano Assis, g1 Piracicaba e Região