Anuncie aqui

Termina prazo legal para ACIRC erguer nova sede

Além das dificuldades financeiras, adoção de medidas impopulares no enfrentamento da epidemia de coronavirus e todos os problemas que surgem na rotina de um gestor público, o prefeito Gustavo Perissinotto (PSD) tem outro assunto delicado a resolver nesse início de governo: a retomada ou não dá área doada à Associação Comercial e Industrial de Rio Claro (ACIRC) para construção da nova sede – obra que, segundo a Lei Municipal 4093/2015, deveria estar concluída até o último dia 8.

A questão, no entanto, é muito mais complexa, pois existe uma lei anterior – 4451/2013 – que trata do mesmo tema e não foi revogada pela norma promulgada dois anos depois.

Ambas são mencionadas na matrícula 64.545, disponível no 2o. Oficial de Registro de Imóveis.

Anuncie aqui

Em maio de 2020, o então vereador Seron do Proerd (DEM) teve aprovado requerimento que solicitava a retrocessão da área localizada na rua 3 com avenida 12, no centro da cidade, ao patrimônio do município. Ele argumentou que a lei de 25 de janeiro de 2013 estava em vigor e que, logo, o prazo para término da construção caducou no começo de 2018.

A justificativa para a edição de outra lei semelhante em setembro de 2015 envolveu, principalmente, a anexação de outras áreas ao espaço original. O limite quinquenal foi suavizado, com a eliminação do termo “improrrogável” e passou a contar da efetiva transferência do imóvel. Ficou mantido o dispositivo de retorno automático do bem à municipalidade em caso de descumprimento.

Quando a Câmara aprovou o requerimento de Seron do Proerd no ano passado, o presidente da ACIRC, Antônio Carlos Beltrame, declarou ao Jornal Cidade que apenas considerava a lei de 2015. “Temos todos os projetos aprovados, a construtora contratada e o início das obras era para ser em fevereiro. Entretanto, por conta do surgimento dessa pandemia seguido do isolamento social, o início da obra foi adiado por 60 dias. Porém com o cenário atual, novos estudos deverão ser realizados”, alegou Beltrame.

As imagens são de agosto do ano passado e deste sábado.

Anuncie aqui

José Rosa Garcia

Colaborador

O colaborador é jornalista de vasta experiência. Atuou como Jornalista, chefe de redação e editor de jornais, correspondente do Jornal Estado de São Paulo e Assessor Político. Grande conhecedor da área atualmente escreve sobre politica.

Anuncie aqui

Mais artigos do autor

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Curta nossa página no Facebook

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Outros artigos

Aprovadas isenções para setores impedidos de abrir na pandemia

A Câmara Municipal de Rio Claro aprovou, na sessão ordinária desta segunda-feira (13), o Projeto de Lei 134/2021, que autoriza o Poder Executivo a...

Violação às prerrogativas: lá e cá!

Por: William Nagib Filho – Advogado   Artigo publicado no “Estadão” pelos Advogados - gestores do “Instituto de Defesa do Direito de Defesa” - Antonio Mariz...

A cor de seus olhos

Sejamos girassóis

Anuncie aqui

Mais notícias

Força Tática desmantela estufa clandestina e prende traficante em flagrante em Rio Claro

Denúncia anônima levou policiais ao Jardim Quitandinha, onde funcionava esquema de cultivo e preparo de entorpecentes. A equipe da Força Tática da Polícia Militar prendeu...

Marido agride esposa foragida da Justiça e ambos acabam presos no Jardim Bela Vista

Violência doméstica mobilizou a Guarda Civil Municipal; agressor foi preso em flagrante e vítima tinha mandado de prisão em aberto. Na manhã de terça-feira, 30...