Anuncie aqui
Anuncie aqui

Thanksgiving ou Ação de Graças? Entenda a origem do feriado dos Estados Unidos

Conheça a história de um dos feriados mais queridos pelos norte-americanos e descubra como celebrar essa data.

Thanksgiving ou Dia de Ação de Graças é um feriado popular nos Estados Unidos e no Canadá. Descubra sua origem e como ele é celebrado.

Anuncie aqui

Todo mundo já ouviu falar de Thanksgiving ou Dia de Ação de Graças: é um dos feriados mais populares nos Estados Unidos, marcado por jantares fartos, com um enorme peru assado na mesa. De sobremesa, torta de abóbora! Essa cena é, inclusive, bem comum em filmes e em séries norte-americanas.

Thanksgiving é um feriado que antecede o Natal – nos Estados Unidos, ele é celebrado na 4ª quinta-feira de novembro (neste ano 26/11) e, no Canadá, na 2ª segunda-feira de outubro. Em ambos os países, o Dia de Ação de Graças é feriado nacional.

 

 

O significado de Thanksgiving

Já está no nome: o Dia de Ação de Graças é uma data em que as pessoas agradecem as coisas boas que aconteceram no ano.

No passado, Thanksgiving era celebrado logo depois das colheitas. Por isso, a ideia da fartura de comida está tão ligada a esse feriado: nesse dia, as pessoas agradeciam justamente pela produção agrícola.

É interessante notar que, diferentemente da maioria dos feriados, o Dia de Ação de Graças não é uma data com raízes religiosas. Pelo contrário: Thanksgiving está diretamente relacionado à história dos Estados Unidos e à sua colonização.

A origem do Dia de Ação de Graças

Em 1621, os colonos de Plymouth, em Massachusetts, e os indígenas celebraram a colheita de outono com um grande jantar – acredita-se que esse foi o primeiro banquete de Thanksgiving da história.

 

A celebração tinha um motivo bem importante. O inverno anterior havia sido brutal. A maioria dos colonos passou a estação abrigada em um navio – o veículo que usavam em suas explorações – e foram expostos a doenças contagiosas. Apenas metade do povo sobreviveu para ver sua primeira primavera em Massachusetts.

Em março, os colonos receberam a surpreendente visita de um indígena, Abenaki, que os cumprimentou em inglês. Dias depois, ele retornou acompanhado de Squanto, um indígena que havia sido sequestrado, escravizado e levado a Londres.

Quando retornou, ele ensinou aos peregrinos, debilitados pela desnutrição e doenças, como cultivar milho, extrair seiva de bordo, pescar nos rios e evitar plantas venenosas.

Ele também ajudou os colonos a formarem uma aliança com os Wampanoag, uma tribo local, que duraria mais de 50 anos e que continua sendo, infelizmente, um dos únicos exemplos de harmonia entre colonos europeus e nativos americanos.

Depois de uma colheita bem sucedida, em novembro de 1621, o governador William Bradford organizou um grande banquete de comemoração, que durou três dias.

Embora não existam registros sobre o cardápio exato do banquete, é possível se ter uma ideia.

Historiadores sugerem que as receitas provavelmente foram preparadas seguindo as tradições dos nativos, com seus temperos e seus métodos. Como, na época, os peregrinos não tinham forno, o banquete não teve tortas, bolos e outras sobremesas – esses pratos só se tornaram tradicionais de Thanksgiving muitos anos depois.

O feriado nacional de Thanksgiving

Em 1623, as colheitas foram ameaçadas por um longo período de seca. Para agradecer os alimentos colhidos, foi feito o segundo banquete de Ação de Graças. A partir de então, a data passou a ser celebrada anualmente na região da Nova Inglaterra.

Mas foi um longo caminho até que Thanksgiving fosse declarado, de fato, um feriado nacional.

 

Em 1789, George Washington emitiu a primeira proclamação de Ação de Graças pelo governo nacional dos Estados Unidos; nele, incentivou os americanos a expressar sua gratidão pela feliz conclusão da guerra de independência do país e a ratificação bem-sucedida da Constituição dos EUA. Seus sucessores, John Adams e James Madison, também designaram dias de agradecimento durante suas presidências.

Em 1817, muitos estados do norte já declaravam Thanksgiving como feriado oficial (Nova York foi o primeiro deles). Mas cada estado celebrava em datas diferentes. E os estados sulistas sequer reconheciam o festejo.

Dez anos mais tarde, a editora de revistas e escritora Sarah Josepha Hale, que era muito famosa na época, começou a enviar cartas a presidentes, governadores e prefeitos, pedindo o reconhecimento do Dia de Ação de Graças como um feriado nacional. Ela enviou esses pedidos por 36 anos! Por isso, ganhou o apelido de “Mother of Thanksgiving”, a mãe do Thanksgiving.

Foi só em 1863 que Abraham Lincoln, presidente dos Estados Unidos na época, acatou os pedidos de Sarah. Diante das mortes de soldados durante a Guerra Civil, Lincoln pediu aos americanos que “recomendem ao terno cuidado de Deus todos aqueles que se tornaram viúvas, órfãos, enlutados ou sofredores na lamentável luta civil” e “cure as feridas da nação”.

A data passou a ser comemorada sempre na última quinta-feira do mês de novembro.

Em 1939, o presidente Franklin Roosevelt até tentou adiantar a celebração, para incentivar vendas e ajudar a economia sofrida depois da Grande Depressão. Mas a medida foi altamente criticada e, a partir de 1941, Thanksgiving virou feriado nacional, sempre na 4ª quinta-feira do mês.

Tradições e costumes de Thanksgiving

Atualmente, o Dia de Ação de Graças perdeu muito de seu significado de origem. As famílias e amigos americanos costumam se reunir para partilhar uma bela refeição.

Não há certeza se o peru, o símbolo mais clássico de Ação de Graças, foi servido no primeiro banquete dos peregrinos. Nos dias de hoje, porém, cerca de 90% dos americanos consomem peru assado no feriado. Outras receitas clássicas são purê de batata, molho de cranberry e torta de abóbora.

Fazer trabalho voluntário também é uma atividade bem comum durante o feriado de Thanksgiving, e as comunidades e bairros costumam servir refeições beneficentes aos mais necessitados.

As paradas, com enormes balões, também se tornaram clássicas. A tradição teve início em 1924, impulsionada pela loja Macy’s, em Nova York. Até hoje, a parada da cidade é a mais famosa e reúne cerca de 3 milhões de pessoas nas ruas, além de uma enorme audiência na televisão.

Com o tempo, também surgiu uma tradição bem curiosa: dois perus são “poupados” de serem assados e são enviados a uma fazenda. Isso começou em meados do século XX, com o “perdão” sendo consentido aos perus pelo presidente, e, até hoje, alguns governadores também fazem esse ritual.

O Dia de Ação de Graças no Brasil

Pouca gente sabe, mas existe Dia de Ação de Graças no Brasil! Ele foi instituído em 17 de agosto de 1949, no governo de Eurico Gaspar Dutra (Lei n.º 781). Seguindo a tradição americana, o Thanksgiving aqui também é celebrado na 4ª quinta-feira de novembro.

No país, o Dia de Ação de Graças também é uma data para se agradecer pelas coisas boas do ano. Como não é muito popular por aqui, não é feriado nacional. A data é mais celebrada por descendentes e imigrantes ingleses e americanos.

As escolas de idioma, sim, costumam celebrar Thanksgiving como forma de ensinar aos alunos sobre essa tradição.

Mais curiosidades de Thanksgiving

Nos Estados Unidos, cerca de 50 milhões de perus são consumidos no Dia de Ação de Graças, também conhecido como “Turkey Day” (Dia do Peru).

No Canadá, Thanksgiving foi celebrado pela primeira vez em 1879. A data atual (sempre na 2ª segunda-feira de outubro) foi definida em 1957.

Como o Canadá está mais ao norte do que os Estados Unidos, as colheitas são feitas antes por lá. Por isso, o Dia de Ação de Graças também é celebrado antes, em outubro.

Thanksgiving leva muitos turistas aos Estados Unidos, além de pessoas que viajam para passar a data com as famílias. É um dos dias do ano com maior tráfego aéreo no país.

A Sexta-Feira Negra (“Black Friday” em inglês) é um evento que ocorre após o Dia de Ação de Graças. Nesse dia, a maior parte das lojas oferecem grandes descontos e muitas pessoas aproveitam para fazer as compras de Natal.

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

Dr. Nelmer Rodrigues conversa com Dr. Alexandre Viviani - Cardiologista e também o Dr. Sérgio Antonio Pezzoti - Cardiologista falando sobre o tema "As Doenças do Coração".

Últimas notícias

Ação da GCM e da Polícia Militar reduz crimes na região central de Rio Claro

Três prisões foram efetuadas nos primeiros 15 dias da ação. Uma ação da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Rotary Club de Rio Claro Norte recebe visita oficial da Governadora...

Em uma noite de elegância e compromisso com o servir, evento destacou novos associados, ações humanitárias e a importância do lema "A Magia do...

Carnaval 2025 no Clube de Campo: Quatro Dias de Alegria e...

Evento contou com bailes animados para todos os públicos e reuniu grandes atrações musicais O Clube de Campo de Rio Claro brilhou no Carnaval 2025...

Polícia Militar prende autor de furto de celular em ônibus na...

Suspeito confessou o crime e foi encaminhado à delegacia, onde permaneceu à disposição da Justiça. Na manhã de ontem (02), a Polícia Militar foi acionada...
Anuncie aqui

PARCERIA SOLIDÁRIA LANÇA 1ª MEIA MARATONA DA INCLUSÃO DE LIMEIRA

Corrida promovida pela AINDA, APAE e ARIL conta com apoio da prefeitura Pela primeira vez em Limeira, atletas de toda a região poderão participar de...

Em dois anos Rio Claro triplica adoção de animais do canil...

Todos os cães e gatos para adoção agora têm perfil na internet para facilitar novas adoções. Em Rio Claro, quem quer adotar um cão ou...
Anuncie aqui