Vão participar profissionais de Cordeirópolis, Corumbataí e Itirapina
Representantes das cidades de Cordeirópolis, Corumbataí e Itirapina participam nesta quinta-feira, dia 30 de novembro, de um importante encontro de avaliação de um curso ofertado por um projeto da Unesp de Botucatu, o ArticulaRRAS. A oficina será realizada no campus da Unesp, das 9h às 12h.
A coordenação do ArticulaRRAS está convidando as equipes de saúde envolvidas no projeto para participarem da oficina de avaliação do curso “A gestão do território na linha de cuidado das condições crônicas”. Ao todo serão realizadas reuniões em oito campus da Unesp (Universidade Estadual Paulista) e será uma importante oportunidade para os participantes dizerem ao Ministério da Saúde – que é o financiador do projeto -, como as equipes de saúde entendem que deveriam ser os processos formativos.
Já foram realizadas reunião em Bauru, Marília, Franca, Registro e São José dos Campos. Araraquara e Araçatuba também vão sediar o evento.
O curso que está sendo avaliado foi realizado em forma híbrida e disponibilizado para profissionais das 525 equipes de saúde atendidas pelo projeto em 39 cidades do Estado de São Paulo. O objetivo foi oferecer formação para ampliara capacidade técnica dos profissionais que atuam na atenção primária em Doenças Crônicas Não Transmissíveis. Todas as equipes estão convidadas a participar do processo de avaliação, independentemente de terem concluído ou mesmo iniciado o curso.
Os gestores de saúde desses municípios estão sendo contatados para que possam incentivar e facilitar a participação das equipes. A avaliação é considerada fundamental, já que com base nesta análise é possível verificar a eficácia das ações desenvolvidas e saber se os objetivos propostos foram alcançados, bem como nortear futuro projetos.
O projeto – O ArticulaRRAS é um projeto de ensino, pesquisa e extensão que teve seu início em 2020 e conclusão previsto para o final de 2023. Visa a transformação das práticas de gestão e promoção, prevenção e cuidado da Obesidade, Hipertensão e Diabetes Mellitus e seus fatores de risco no estado de São Paulo e conta com a parceria de várias instituições de ensino e do poder público do estado de São Paulo, entre elas a Atenção Básica da Secretaria de Estado da Saúde. Seus propósitos estão totalmente alinhados às atuais políticas das DCNTs do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde, com o objetivo de facilitar o trabalho de gestores e técnicos municipais.
Mais informações– O programa conta com um site de referência (www.articularras.com.br). No endereço eletrônico é possível encontrar, entre outros dados, as lives realizadas durante o projeto, curtas-metragens voltados à temática das DCNTs, documentos, produções científicas (e-books, livros e artigos científicos), Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVAS) e didáticos, além das notícias atualizadas das atividades em andamento.
Qualquer dúvida, entre em contato pelo WhatsApp 14997519641 ou pelo e-mail [email protected]
Link de inscrição: https://forms.gle/dJg1wMvXt6hgRpmt6