A grande e forte massa de ar seco que instalou sobre o país continua mantendo a condição de veranico até pelo menos o dia 20 de junho. O outono vai terminar com temperaturas acima da média em muitos estados do centro-sul brasileiro
A baixa umidade do ar dificulta a formação de nuvens e ocorrência de chuva na maior parte do país. É esta grande massa de ar seco que vem mantendo as condições para o veranico observado nos últimos dias e que vai persistir até o dia 20 de junho.
Saiba como as mudanças climáticas impactarão o seu negócio. Obtenha o relatório completo!
A tendência é de uma primeira frente fria passando ao longo deste final de semana, aumentando a condição de chuva forte no Rio Grande do Sul, mas, o sistema não terá força para se deslocar nas demais áreas do Sul e do Sudeste. A expectativa é de um segundo sistema avançando em meados da próxima semana entre os dias 21 e 22 de junho, já trazendo um pouco mais de umidade para o centro-sul brasileiro.
Por enquanto, seguimos com destaque para a pausa nas chuvas! E devido à atuação deste veranico, muitas áreas do país estão tendo temperaturas bem acima do que seria normal para o mês de junho. Lembrando que o inverno começa oficialmente no dia 21 de junho, às 17h51 (Horário de Brasília).
A umidade deve aumentar no estado do Rio Grande do Sul entre o sábado (15) e o domingo (16), com isto e com a entrada de um pouco de ar mais frio a temperatura dá uma ligeira diminuída. Apenas o extremo norte do estado, pode ter variação nas máximas no decorrer dos próximos dias, entre segunda e terça, com limiares de temperatura em torno de 26 a 27°C.
Fonte: Climatempo