O vereador Rafael Andreeta (PTB) defendeu, na sessão ordinária desta segunda-feira (10) da Câmara de Rio Claro, a realização de patrulhamento ostensivo pela Guarda Civil Municipal no Jardim Público e no terminal de ônibus urbano. São muitas as queixas sobre o assédio de moradores em situação de rua a quem circula pelos dois locais e, no caso da praça central, ainda existe o agravante das abordagens aos clientes de bancos que utilizam caixas eletrônico no período noturno.
Esse problema, aliás, foi um dos assuntos da entrevista de Rafael na sexta-feira (07) ao programa “Resumo da Semana”, na Rádio Opção FM. Ao retomar a questão no plenário do Legislativo, ele fez a ressalva de que não se trata de preconceito, mas de uma situação que requer atenção das autoridades.
A vereadora Carol Gomes (Cidadania) apoiou a iniciativa, mas observou que o problema não se resume à área da segurança. Líder do governo, ela criticou as ações promovidas até o momento pela Secretaria de Desenvolvimento Social para os homens e mulheres em situação de rua que ficam a maior parte do tempo no Jardim Público, no terminal da antiga estação ferroviária e em diversos outros pontos da cidade.