Anuncie aqui

VUCA

A pandemia é hoje o maior inimigo da espécie humana. Exacerbou divisões e aumentou todos os medos imagináveis num ambiente de desconhecimento enorme sobre uma nonopartícula.

Os americanos despontam com números assustadores quanto à fatalidade dos crescentes infectados.

E é justamente dos americasos (ou melhor, de seu exército) que veio a expresssão VUCA (em inglês), muito apropriada para dizer da atual pintura, em que o mundo se transforma em velocidade acelerada e com destino incerto, levando a váriadas respostas sobre uma mesma questão.

VUCA descreve volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade nas diversas situações e contextos para o enfrentamento de ambientes extremamente agressivos e desafiadores.

Anuncie aqui

Estamos numa verdadeira MU-VUCA, é o que se pode afirmar sem sombra de dúvidas.

A volatilidade está presente na velocidade com que o Covid 19 impôs mudanças e impactos. Nada é permanente e as tecnologias, tendências e certezas são inconstantes e mutáveis. Quanto à incerteza, ontem – poucos meses atrás – foi de um jeito, hoje já mudou tudo surpreendentemente, trazendo dúvidas, indecisões e imprecisões diante de conhecimentos incompletos. Não dá mais para desenhar cenários futuros com base sólida nos acontecimentos passados. Não dá mais para fazer previsões ante a incerteza que traz de carona a imprevisiblidade e a inevitabilidade. Não podemos controlar nada como pensávamos ser possível. Winston Churchill dizia “quão espesso e desconcertante é o véu do desconhecido”!

Da complexidade do comportamento VUCA vem a dificuldade de adequada compreensão de resultados das interações de incontáveis variáveis sobre situações em concreto. Parece que nada se encaixa!

A ambiguidade informa que existem várias possibilidades de caminhos diferentes. Várias respostas a uma única questão, sem certeza de melhor solução, ante a imcompreensibilidade da própria pandemia, sua origem e como enfrentá-la com precisão.

Diante disso, a constatação é a de que tudo mudará: do cientista, passando pelo banqueiro, empresário, político, religioso, filósofo, até pelo artista, nada será como antes, até porque, como afirmou Peter C. Baker, o coronavírus “é uma dúzia de crises emaranhadas numa só, e todas se desenrolam imediatamente, de modo inescapável”.
Por agora, o único objetivo da política econômica é evitar a ruptura social, diante da frustração acumulada, perda de poder aquisitivo e qualidade de vida (imaginar como ficará quem já estava na miséria meses atrás é contundente demais).

Empresária e psicóloga, Viviane Senna falou à revista “Istoé” dias atrás sobre não mais existir certezas diante da recente surpresa e desorganização da sociedade em todo o mundo. Diz que transformações importantes, que demorariam décadas, deverão ser aceleradas: no lugar do uso da razão, a pandemia impõe colaboração, empatia, confiança, respeito, persistência, disciplina, criatividade e estabilidade emocional. A ideia de que tudo voltará ao normal não vingará de jeito nenhum.

A massa de indivíduos competindo uns contra os outros por riqueza e status sai de cena e surge a igualdade. Segundo Viviane, o vírus ensina que divisão entre rico e pobre, partidos e ideologias, disputas políticas, religiosoas e econômicas importam pouco agora. “É como se o vírus estivesse dizendo que nós somos uma única humanidade. A gente recuperou de novo uma unidade que havia sido perdida, uma unidade que mostra que nós somos um único organismo e quando um membro sofre, todos sofrem”.

Ao leitor (que tiver estômago) recomenda-se “O Poço”. Trata o filme, sem cortes ou melindres, da degradação da humanidade frente aos sistemas que ela mesma criou: a separação entre ricos e pobres, norte e sul, os que querem ascender e os que concordam em descer e dividir, caracterizam a película do início ao fim, tem muito a ver com a necessária mudança anunciada por Senna, a qual virá para ficar, espera-se!

William Nagib Filho
Advogado e Conselheiro da OAB/SP

Anuncie aqui

Mais artigos do autor

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Curta nossa página no Facebook

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Outros artigos

Bastidores de Política

NOMEAÇÕES ILEGAIS NO DAAE Todas as nomeações para cargos em comissão no Departamento Autônomo de Água e Esgoto (DAAE) de Rio Claro com base na...

Bastidores da Politica

Representatividade fora do eixo Assunto em destaque nos meios de comunicação e nas redes sociais desde a última sexta-feira, o fechamento do acesso ao bairro...

Sombras das Sombras

Amor e Perda. Perda e Amor

Anuncie aqui

Mais notícias

Secretaria de Desenvolvimento Econômico Promove Encontro Empresarial em Rio Claro

Na busca por impulsionar o desenvolvimento regional e fomentar o empreendedorismo, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo organizará um encontro...

PM encontra ‘casa bomba’ e apreende 100 kg de cocaína na zona leste de SP

No local foram apreendidos materiais para refino da droga, balanças de precisão e uma prensa. A PM chegou até o local após receber informações sobre...