Anuncie aqui

Inteligência Artificial

Por: Priscila Assumpção

Parecia real. Pele, cabelo, rosto, tudo perfeito. Tinha até poros e lágrimas. Proferia palavras, ideias, mas nenhuma parecia ser de sua autoria. Faltava um certo brilho nos olhos. Era como uma linda casa, mas não havia ninguém dentro e as luzes estavam apagadas.

Dei continuidade à conversa na esperança de chegar em algum assunto que fizesse com que a criatura parecesse mais humana. Parecia faltar pouco, mas não achava a chave certa para chegar a esse ponto.

Anuncie aqui

As roupas estavam impecáveis, limpas, passadas, cada detalhe pensado em como devia envolver o corpo, drapear por cima dos ombros, ajustar-se na cintura e abraçar o quadril. A barra da calça ficava na altura perfeita para mostrar os sapatos novos. Vestia roupas de marca: a última moda. Atribuía-lhe uma certa elegância e a impressão de que estava antenada ao que acontecia à sua volta, pelo menos dentre um grupo selecionado, para pertencer a certa tribo. Perfeita para a selfie que iria para a mídia social.

Percebi que ela não fazia perguntas, mas apenas respondia às minhas. Não parecia ter curiosidade. Pelo menos não pelo que estava acontecendo naquele momento, com quem estava ali. E as respostas não geravam nenhuma reflexão, não traziam novidade. Pareciam aquelas frases motivacionais e citações que encontramos aos montes na internet.

Estava intrigada. Parecia tão real. Quem não olhasse com cuidado iria achar que era normal. Não acharia que todas as suas ideias eram alimentadas por outros, por programadores. Talvez a única coisa que entregava logo era o aparelho que estava em sua mão. Até parecia fazer parte do seu corpo, mas não era conectado diretamente. Ela se conectava através dos olhos e ouvidos.

Aliás, pensando bem, está cada vez mais normal a gente se deparar com essa forma de inteligência artificial. Por isso fica cada vez mais difícil distinguir a artificial da inteligência natural.

Terminei a conversa, que foi quase um monólogo, pois vi que já não tinha mais nada a aprender ou contribuir ali. Juntei meu material e fui para a próxima aula.

Colaboração: Priscila Assumpção, Terapeuta, Mediadora, Especialista em Comunicação.

Demais artigos da autora

Colorindo a vida

Anuncie aqui

Mais artigos do autor

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Curta nossa página no Facebook

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Outros artigos

Pode isso, Arnaldo?

Por: Willian Nagib Filho No preâmbulo da Constituição Federal consta que os representantes do povo ali reunidos instituíram um Estado Democrático, destinado a assegurar a...

Patrimônio ferroviário e turismo, pelo desenvolvimento de São Paulo

Por: Dirceu Dalben, deputado estadual Um dos principais fatores que contribuíram para tornar São Paulo a locomotiva econômica e política do Brasil foi o seu...
Anuncie aqui

Mais notícias

Mega-sena acumula e prêmio vai a R$ 82 milhões

Nenhuma apostador acertou os números sorteados neste sábado. O sorteio da mega-sena deste sábado (14) não teve bilhete premiado. Nenhum apostador acertou as seis dezenas...

Patrulha Ambiental da GCM encontra homem acusado de vandalismo ferido em estrada rural

Suspeito de danificar veículos é localizado pela Guarda Civil de Rio Claro com ferimentos após suposta agressão; vítima foi encaminhada ao hospital e ocorrência...