Anuncie aqui

Saúde precisa, acima de tudo, de um bom gestor

Ministro da Saúde entre março de 1998 e fevereiro de 2002, no segundo mandato presidencial de Fernando Henrique Cardoso, o senador José Serra é considerado um dos melhores gestores entre todos aqueles que, na história recente do país, comandaram o setor mais delicado de qualquer governo.

Economista por formação, promoveu avanços inegáveis na Saúde Pública, conforme relata o brilhante jornalista Nonato Guedes, em artigo publicado há cerca de um ano.

O veterano profissional da Imprensa paraibana lembra, entre outras coisas, que Serra implantou um programa de combate à Aids – que desafiava especialistas de todo o mundo -, que depois foi copiado por outros países e apontado como exemplar pela ONU. No setor de remédios, foi mentor da lei de incentivo aos genéricos, o que permitiu a queda nos preços abusivos de medicamentos.

Anuncie aqui

Também eliminou impostos federais de medicamentos de uso continuado, regulamentou a lei de patentes e encaminhou resolução à Organização Mundial do Comércio para licenciamento compulsório de fármacos em casos de interesse público. Fez tudo isso de maneira competente e sem ser médico.

Nesse momento em que Rio Claro discute a troca do presidente da Fundação Municipal de Saúde, o exemplo de José Serra talvez inspire a administração municipal a buscar alternativas que priorizem, acima de tudo, a gestão competente e em tempo integral.

Anuncie aqui

José Rosa Garcia

Colaborador

O colaborador é jornalista de vasta experiência. Atuou como Jornalista, chefe de redação e editor de jornais, correspondente do Jornal Estado de São Paulo e Assessor Político. Grande conhecedor da área atualmente escreve sobre politica.

Anuncie aqui

Mais artigos do autor

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Curta nossa página no Facebook

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Outros artigos

Sobre “entrar armado”!

Por: Willian Nagib Filho Carnaval e o imbróglio se repete: o ingresso de agentes de segurança portando arma de fogo em clubes, casas de shows...

Bastidores de Política

Sessão morna e sem projetos Sem a participação da líder do governo, Carol Gomes (Cidadania), que justificou a ausência por motivo de saúde, a Câmara...

Linguagem Fotográfica

Anuncie aqui

Mais notícias

Nicole Nagib encerra 2025 com agenda intensa e projeta novo lançamento em 2026

Cantora destaca ano marcado por projetos culturais, ações solidárias e apresentações especiais A cantora Nicole Nagib encerra 2025 com um balanço positivo de sua trajetória...

PM apura furto e apropriação indébita após desentendimento em Itirapina

Objetos teriam sido subtraídos durante prestação de serviços em imóvel; ocorrência foi registrada na delegacia Na tarde de terça-feira (30), a Polícia Militar foi acionada...