Anuncie aqui
Anuncie aqui

Ação contra Plano Diretor deve ter acordo com MP

Ao replicar a contestação apresentada pelo Município na Ação Civil Pública que denunciou irregularidade na revisão do Plano Diretor de Rio Claro aprovada em 2017, o 5o. Promotor de Justiça da Comarca, Dr.Gilberto Porto Camargo, sinaliza para uma solução negociada do problema.

Anuncie aqui

Embora reafirme na manifestação juntada hoje ao processo a procedência da causa, ele observa que “a equipe técnica da Municipalidade está em tratativas com a equipe técnica do Ministério Público (CAEx MPSP), sob a supervisão deste signatário, para submeter ao autor as alterações necessárias ao atual Plano Diretor, em respeito à ordem urbanística e ao meio ambiente”.

Por derradeiro, o Dr. Gilberto Porto requereu a suspensão do processo pelo prazo de até sessenta dias, após o depoimento da parte contrária. Para isso, o representante do MP considerou “a complexidade dos trabalhos e a viabilidade de composição civil entre as partes, mediante discussões e entendimentos de seus corpos técnicos”.

Conforme Bastidores da Política RC divulgou, liminar obtida no final do ano passado pela Promotoria de Justiça “impede o município de autorizar, instalar e licenciar quaisquer atividades referentes a loteamentos e empreendimentos residenciais, institucionais, comerciais, industriais e de mineração, nos locais mencionados em parecer técnico do Centro de Apoio à Execução (CAEx) do MPSP. Os territórios constam do Plano Diretor de Desenvolvimento de Rio Claro.

Segundo nota publicada em em 14 de dezembro no portal do Ministério Público do Estado de São Paulo, a Justiça também “suspendeu novos Projetos de Lei Complementar visando à aprovação de emendas modificativas ao atual Plano Diretor que confrontem com os aspectos técnicos e jurídicos do parecer técnico do CAEx, até a sua efetiva adequação. Em caso de descumprimento, será cobrada multa de R$ 1 milhão”.

De acordo com o relatório do CAEx, entre vários vícios constatados no Plano Diretor “destacam-se aqueles relacionados à divisão das macrozonas e usos permitidos nestas áreas. incluindo a definição de uma zona de expansão urbana, também sem a fundamentação devida, em conflito com o art. 42-B do Estatuto da Cidade.”

A Promotoria questiona ainda incompatibilidades apontadas em função da incidência de Unidades de Conservação e legislação de outras esferas de competência, a exemplo da Lei Federal nº 12.651/12 e da Lei Federal nº 11.428/06. O parecer técnico aponta que não foram devidamente considerados diversos instrumentos de preservação ambiental voltados para a proteção das águas, dos solos, da biodiversidade e do patrimônio ambiental e cultural.

No mérito, além de pedir a confirmação e manutenção dos pedidos liminares, o MP requer que o Juízo da Vara da Fazenda Pública condene o município a se abster de aprovar futuros Planos Diretores, Planos Diretores Minerários, respectivas emendas modificativas, Leis Complementares de Zoneamento e Parcelamento de Solo e Normas Ordinárias em desacordo com os aspectos técnicos e jurídicos do parecer do CAEx.

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

No primeiro programa do Questão de Saúde Podcast, a Unimed Rio Claro presenteia Rio Claro com a estreia abordando o tema da Relação de Doenças Mentais X Pandemia.

Últimas notícias

Tradicional Quermesse de Santa Cruz anima Rio Claro com música e delícias típicas

A festa em louvor à Santa Cruz acontece em todos os finais de semana de setembro, com comidas típicas,...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Pode isso, Arnaldo?

Por: Willian Nagib Filho No preâmbulo da Constituição Federal consta que os representantes do povo ali reunidos instituíram um Estado Democrático, destinado a assegurar a...

Fim dos Cambistas?

Você, pobre mortal, tenta comprar um ingresso para grandes shows musicais ou jogos esportivos e não consegue! Se for compra virtual em poucos minutos...

Bianca Sayuri Assume os Vocais da Banda Trio D’Anada no Chopp...

Nesta sexta-feira (16), o tradicional bar de Rio Claro recebe o som contagiante da Banda Trio D’Anada, agora com a talentosa Bianca Sayuri à...
Anuncie aqui

Thiago Tironi Portes inaugura TP Produções com soluções criativas e imersivas...

Com formação em Marketing e pós-graduação na Espanha, Thiago Tironi Portes lidera nova produtora focada em transformar ideias em experiências visuais impactantes. A TP Produções,...

Comunidade e Fé: 2ª Romaria em Louvor ao Senhor Salvador é...

Evento reúne cavaleiros, devotos e visitantes em uma celebração marcada pela solidariedade e pela preservação das tradições locais. A 2ª Romaria em Louvor ao Senhor...
Anuncie aqui